Sincofarma SP

Alívio para cães com dor: extrato de cannabis é seguro e eficaz, revela pesquisa

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadores da Unila observaram efeitos do extrato de cannabis em cães com osteoartrite.

 

Um estudo recente publicado por brasileiros na revista científica Frontiers revelou que o extrato de cannabis pode ser eficaz para dor canina.

 

Em uma experiência de 3 meses, os pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) testaram um extrato canábico “full spectrum” (ou seja, contendo todos os compostos naturais da planta), que reduziu um pouco as dores sem apresentar efeitos colaterais significativos.

 

 

O extrato de cannabis é seguro para cães?

Ney Nascimento, farmacêutico e coordenador do Laboratório de Cannabis Medicial e Ciências Psicodélicas (LCP) da Unila, explica que ” o THC é totalmente seguro para trabalhar com animais, especificamente cães. Clinicamente não houve nenhum problema com a parte motora e foi totalmente seguro do ponto de vista bioquímico”.

 

A substância utilizada na experiência foi Santa Cannabis, associação catarinense que possui autorização judicial para atuar com o processo que envolve desde a importação da semente e cultivo ao fornecimento do extrato de cannabis.

 

O que a pesquisa revelou sobre o extrato de cannabis para dor canina?

A pesquisa foi realizada com 17 cães com osteoartrite, divididos em dois grupos: um recebeu o medicamento com o óleo canpabico, enquanto o outro recebeu placebo. Os resultados da pesquisa revelaram redução da dor, mas não de forma significativa.

 

“A pesquisa foi clinicamente interessante porque os pacientes ganharam alívio da dor, melhoraram clinicamente, aumentaram a locomoção, mas não foi estatisticamente significativo porque o número de pacientes era pequeno”, explica Nascimento.

 

Utilidades do extrato canábico

Pedro Sabaciauskis presidente da Santa Cannabis, comenta que os animais respondem de forma positiva ao uso terapêutico da planta por possuírem sistemas endocanabinoides (que interagem com as moléculas da planta) muito semelhantes aos dos humanos.

 

“Para pets que convivem com dor crônica, ansiedade, convulsões ou processos inflamatórios, a cannabis pode ser uma alternativa eficaz, com baixa toxicidade e poucos efeitos adversos quando administrada com acompanhamento profissional”, conta Sabaciauskis.

 

Fonte: ND+
Foto: Reprodução