Objetivo é intensificar a vigilância e o controle de dispositivos médicos que entram no país.
Servidores da Anvisa e da Receita Federal que atuam no estado de São Paulo realizaram, entre os dias 17 e 20 de maio, uma operação conjunta no Aeroporto Internacional de Guarulhos, para combater a importação irregular de produtos sujeitos à intervenção sanitária, trazidos por passageiros em suas bagagens acompanhadas.
A ação foi conduzida em resposta à realização de uma grande feira internacional de saúde que ocorre em São Paulo. A operação visou intensificar a vigilância e o controle de dispositivos médicos que entram no país.
O grande fluxo de participantes internacionais no evento de saúde aumenta o risco de entrada de dispositivos médicos não regularizados pela Anvisa, que são potencialmente inseguros para a população brasileira. Os produtos irregulares seriam importados na bagagem dos passageiros de forma clandestina e sem a anuência da Anvisa.
Leia Mais: Anvisa começa testes com sistema para medicamentos controlados
Durante a operação, foram emitidos mais de 70 termos de interdição, o que representou a apreensão de aproximadamente 830 kg dos mais variados dispositivos médicos.
Os passageiros envolvidos estão sob investigação e sujeitos a procedimentos legais por tentarem burlar os controles aduaneiros e sanitários.