A digitalização é uma tendência crescente que está transformando diversos setores, incluindo o varejo farmacêutico. Mas, por diversas razões, nota-se ainda entre muitos empresários alguma resistência em entender, planejar e finalmente implementar ações práticas e nem sempre complexas objetivando a melhoria de resultados em diversos aspectos, tais como maior eficiência na operação e experiência do cliente.
Mas, antes de nos debruçarmos sobre as suas vantagens, é importante enfatizar que a digitalização, em qualquer nível, é mais um processo humano do que tecnológico. Explico: para grande parte das pessoas (senão todas), a aplicação da tecnologia já é viável e amplamente acessível. Mas, para que tal processo se inicie, nós, seres humanos, temos que tomar a frente e identificar onde nossos negócios podem ser beneficiados, na aplicação de qualquer tecnologia. Assim, deixemos claro que uma tecnologia é positiva para sua empresa se você tiver plena noção de sua aplicação, estudando e planejando, para então partir para os estágios de implementação.
Tenho convicção de que os benefícios já são claros para você, mas falta entender a conexão com seu momento atual. Afinal, qual o modelo a ser aplicado? Atuo diretamente em soluções comerciais? Soluções de compra? Melhoria de atendimento? E se for para melhorar a produtividade da equipe de loja? Talvez um e-commerce?
Não quero simplificar o assunto ao nível da banalidade, mas tudo tem um começo – e começar coerentemente é um grande desafio e, mais uma vez, uma decisão humana. Por isso, para provocar, vou me referir a uma simples forma de digitalização – primeiro, a sua mesmo como pessoa e, em seguida, a de sua farmácia!
Você tem WhatsApp?
Se a resposta for não, saiba que você está no seleto grupo de 2% da população que possui smartphones e não usa o aplicativo que chegou no Brasil há 15 anos e se tornou uma ferramenta de comunicação amplamente difundida. Mas, se sua resposta foi sim, parabéns! Você se digitalizou e está pronto para finalmente checar se esse aplicativo pode ser útil para o seu negócio. Desde 2018, portanto há mais de cinco anos, essa mesma plataforma lançou sua versão para negócios – o chamado WhatsApp for Business.
O WhatsApp for Business tem se mostrado uma ferramenta poderosa para farmácias que desejam se digitalizar de forma simples e acessível. Aqui estão alguns exemplos de como essa ferramenta tem sido utilizada com sucesso:
1. Comunicação Direta e Imediata
Farmácias têm usado o WhatsApp para responder rapidamente às perguntas dos clientes, enviar informações sobre medicamentos e receber pedidos. Essa comunicação direta e imediata melhora a experiência do cliente e fortalece a relação de confiança.
2. Lembretes de Medicamentos
Outra aplicação útil do WhatsApp é o envio de lembretes para os clientes sobre a hora de tomar seus medicamentos ou sobre a necessidade de renovar uma receita.
3. Promoções e Ofertas
O WhatsApp for Business também é uma excelente ferramenta para divulgar promoções e ofertas especiais diretamente aos clientes, aumentando a visibilidade das campanhas e impulsionando as vendas.
Mas, aí, você pode me dizer: eu já uso o WhatsApp dessa forma. Então, você já está maduro para dar o próximo passo, estudando seus potenciais ganhos e limitações com essa tecnologia e entender formas de ir além. Posso garantir que a única forma de fazer isso é através da adoção de mais tecnologia.
Conclusão
A digitalização pode parecer um desafio gigante para sua farmácia pois ela é um desafio para você como empreendedor. Mas, com o processo adequado, passo a passo, você notará que a mudança pode ser mais simples do que imagina. E os benefícios são imensos.