Sincofarma SP

A digitalização não é para a farmácia. A digitalização é para você!

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A digitalização é uma tendência crescente que está transformando diversos setores, incluindo o varejo farmacêutico. Mas, por diversas razões, nota-se ainda entre muitos empresários alguma resistência em entender, planejar e finalmente implementar ações práticas e nem sempre complexas objetivando a melhoria de resultados em diversos aspectos, tais como maior eficiência na operação e experiência do cliente.

 

Mas, antes de nos debruçarmos sobre as suas vantagens, é importante enfatizar que a digitalização, em qualquer nível, é mais um processo humano do que tecnológico. Explico: para grande parte das pessoas (senão todas), a aplicação da tecnologia já é viável e amplamente acessível. Mas, para que tal processo se inicie, nós, seres humanos, temos que tomar a frente e identificar onde nossos negócios podem ser beneficiados, na aplicação de qualquer tecnologia. Assim, deixemos claro que uma tecnologia é positiva para sua empresa se você tiver plena noção de sua aplicação, estudando e planejando, para então partir para os estágios de implementação.

Tenho convicção de que os benefícios já são claros para você, mas falta entender a conexão com seu momento atual. Afinal, qual o modelo a ser aplicado? Atuo diretamente em soluções comerciais? Soluções de compra? Melhoria de atendimento? E se for para melhorar a produtividade da equipe de loja? Talvez um e-commerce?

Não quero simplificar o assunto ao nível da banalidade, mas tudo tem um começo – e começar coerentemente é um grande desafio e, mais uma vez, uma decisão humana. Por isso, para provocar, vou me referir a uma simples forma de digitalização – primeiro, a sua mesmo como pessoa e, em seguida, a de sua farmácia!

 

Você tem WhatsApp?

Se a resposta for não, saiba que você está no seleto grupo de 2% da população que possui smartphones e não usa o aplicativo que chegou no Brasil há 15 anos e se tornou uma ferramenta de comunicação amplamente difundida. Mas, se sua resposta foi sim, parabéns! Você se digitalizou e está pronto para finalmente checar se esse aplicativo pode ser útil para o seu negócio. Desde 2018, portanto há mais de cinco anos, essa mesma plataforma lançou sua versão para negócios – o chamado WhatsApp for Business.

Cesar Bentim, entre outros cargos no mercado farma, foi diretor de relacionamento da IQVIA – empresa líder global no uso de informações, tecnologias, análises avançadas e expertise humana para impulsionar a área da saúde. É especializado em impulsionar o crescimento, otimizar processos e fornecer resultados tangíveis. “Gosto de me conectar com as pessoas para entender os processos e como posso ajudar empresas a prosperar”. Também é professor da ESPM e da FIA. Recentemente, se associou à Riverdata, empresa de tecnologia baseada em visão computacional e inteligência artificial para melhoria de produtividade no mercado farmacêutico como conselheiro consultivo estratégico. É o novo colaborador da Revista Abcfarma

 

 

O WhatsApp for Business tem se mostrado uma ferramenta poderosa para farmácias que desejam se digitalizar de forma simples e acessível. Aqui estão alguns exemplos de como essa ferramenta tem sido utilizada com sucesso:

 

1. Comunicação Direta e Imediata

Farmácias têm usado o WhatsApp para responder rapidamente às perguntas dos clientes, enviar informações sobre medicamentos e receber pedidos. Essa comunicação direta e imediata melhora a experiência do cliente e fortalece a relação de confiança.

 

2. Lembretes de Medicamentos

Outra aplicação útil do WhatsApp é o envio de lembretes para os clientes sobre a hora de tomar seus medicamentos ou sobre a necessidade de renovar uma receita.

 

3. Promoções e Ofertas

O WhatsApp for Business também é uma excelente ferramenta para divulgar promoções e ofertas especiais diretamente aos clientes, aumentando a visibilidade das campanhas e impulsionando as vendas.

Mas, aí, você pode me dizer: eu já uso o WhatsApp dessa forma. Então, você já está maduro para dar o próximo passo, estudando seus potenciais ganhos e limitações com essa tecnologia e entender formas de ir além. Posso garantir que a única forma de fazer isso é através da adoção de mais tecnologia.

 

Conclusão
A digitalização pode parecer um desafio gigante para sua farmácia pois ela é um desafio para você como empreendedor. Mas, com o processo adequado, passo a passo, você notará que a mudança pode ser mais simples do que imagina. E os benefícios são imensos.

 

Fonte: ABCFARMA
Foto: ABCFARMA