Sincofarma SP

Conscientização e tratamento: saiba quais são as linhas de medicamento genérico para tratamento de trombose no Brasil

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Celebrado no mês de outubro, o Dia Mundial da Trombose alerta para os cuidados da condição responsável por mais de 100 internações diárias no País

 

 

A trombose é uma condição caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nos vasos, podendo resultar em complicações graves, como a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar. Um estudo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revelou que mais de 400 mil brasileiros foram hospitalizados devido a trombose venosa nesse período. No último ano analisado, a média diária de internações ultrapassou 165 pacientes, estabelecendo um recorde para o intervalo considerado.

Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, existem linhas de medicamentos genéricos disponíveis para tratar a causa no Brasil, como a Rivaroxabana e Apixabana.

Rivaroxabana e Apixabana são anticoagulantes orais da classe dos inibidores diretos do fator X de coagulação ativado (Xa). Eles atuam impedindo a ação desse fator, que é crucial na cascata de coagulação do sangue. Ao inibir o fator Xa, esses medicamentos ajudam a prevenir a formação de coágulos, reduzindo o risco de eventos tromboembólicos, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Ambos são administrados por via oral, o que facilita a adesão ao tratamento.

“Segundo levantamento realizado pela PróGenéricos baseado nos dados do IQVIA, uma empresa especializada em pesquisa para o setor de saúde, em 2023 foram vendidas cerca de 733.755 unidades de Apixabana e 4.718.657 unidades de Rivaroxabana. Já no primeiro semestre de 2024, foram vendidas cerca de 568.207 unidades de Apixabana e 2.694.586 de Rivaroxabana”, conta o presidente.

 

Sinais de alerta da trombose:

Inchaço: aumento repentino de um dos membros, especialmente nas pernas.
Dor: desconforto ou dor persistente, que pode ser semelhante a uma câimbra ou sensação de peso na perna afetada.
Vermelhidão e calor: a pele da área afetada pode apresentar coloração avermelhada e estar quente ao toque.
Mudanças na cor da pele: em alguns casos, a pele pode ficar pálida ou azulada.
Falta de ar: em casos de embolia pulmonar, pode haver dificuldade para respirar, dor no peito e tosse com sangue.

 

A prevenção da trombose é fundamental, especialmente para pessoas em grupos de risco, como aquelas que passam longos períodos sentadas, têm histórico familiar ou estão em recuperação de cirurgias. Algumas medidas importantes incluem:

 

 

Movimentação regular: levantar-se e caminhar a cada hora durante viagens longas ou períodos de inatividade.
Exercícios físicos: manter uma rotina de atividades regulares para melhorar a circulação sanguínea.
Hidratação: beber bastante água, especialmente durante viagens longas.
Uso de meias de compressão: especialmente recomendadas para pessoas com risco aumentado de trombose.
Consulta médica: realizar avaliações regulares com profissionais de saúde, especialmente para aqueles com fatores de risco conhecidos.

 

Leia também: Proteína da saliva de carrapato poderá ser usada para combater tromboses

 

Neste Dia Mundial da Trombose, é nosso dever informar e educar sobre os riscos associados à trombose e a importância de adotar hábitos saudáveis. A detecção precoce e a prevenção podem salvar vidas. Para mais informações sobre a trombose e cuidados a serem tomados, consulte um médico especialista.

 

 

 

Fonte: Abcfarma
Foto: Freepik