Levantamento realizado pela empresa de tecnologia Harmo identificou uma taxa de 25% de avaliações no Google negativas no segmento de farmácias.
O indíce mais propício seria igual ou abaixo de 5%. O estudo, publicado na coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, considerou 65 mil avaliações feitas por usuários da plataforma entre janeiro de 2023 e setembro de 2024.
Foram consideradas mensagens sobre 38 redes de farmácias, com 4.375 lojas em todo Brasil. As varejistas incluídas na análise estão listadas no Google Perfil de Empresas, ferramenta que informa aos internautas sobre milhares de estabelecimentos comerciais em todo o mundo.
Principais queixas nas avaliações no Google
Entre as três principais queixas sobre as drogarias, estão o horário de funcionamento (citado em 85% dos reviews negativos); a entrega (60%) e o atendimento (31%).
Faltam, ainda segundo a Harmo, respostas às reclamações. Somente 11 empresas superaram o patamar ideal de 80% de retorno após às mensagens publicadas na plataforma.
O estudo também indica quais as marcas com melhor e pior avaliação. Das cinco estrelas disponíveis nesse indicativo do Google, a FarMelhor, líder do ranking, conquistou 4,8. Já a Drogaria Tamoio, última colocada, teve nota 3. Do total de 38 marcas, metade ficou abaixo de 4 estrelas.
Já as mais bem posicionadas quanto à capacidade de responder aos que os clientes dizem foram Farmácia Preço Popular, Drogaria Catarinense e Drogasmil.