Estratégia utiliza elementos comuns aos jogos com o objetivo de motivar colaboradores e fidelizar clientes
A gamificação vem ganhando status de prioridade na jornada do varejo para aumentar o engajamento dos colaboradores. Trata-se de um método que faz uso de elementos de jogos no intuito de ampliar a adesão dos colaboradores durante campanhas e promoções desenvolvidas pela farmácia.
“É uma maneira leve e criativa de envolver farmacêuticos, atendentes e operadores de caixa nas ações de marketing e comerciais da empresa”, avalia Fernanda Oliveira, gerente de produto da Procfit.
Assim como no universo dos games, esse sistema contempla incentivos e premiações com base no alcance de metas. “O profissional do PDV passa a se sentir parte de um desafio e perseguirá essa sensação de conquista, que é tão inerente ao ser humano”, avalia Fernanda.
Gamificação amplia impacto das campanhas promocionais
Entre as diversas formas de aplicar a gamificação na frente de loja, a farmácia pode aproveitar a estratégia para aumentar o tíquete médio de uma determinada unidade ou impulsionar as vendas de produtos específicos.
Tanto a varejista pode desenvolver uma campanha própria como também fechar uma promoção em parceria com um fornecedor da indústria, que fica incumbido de conceder a premiação. “A recompensa pode ser financeira ou então envolver um kit de produtos, uma folga, um jantar e até mesmo viagens. Graças à gamificação, o que seria um gerador de tensão para os colaboradores acaba se tornando um evento muito mais atraente”, ressalta Fernanda.
Automatização do processo traz transparência
Para a adesão eficaz de todos os membros da equipe, a automatização do processo de gamificação é fundamental. Todos os colaboradores que participam do “jogo” precisam ter um feedback do ranking durante a vigência da campanha, de modo a garantir transparência à pontuação geral. “Ao saber quanto falta para atingir determinada meta, o colaborador tende a se empenhar ainda mais na recomendação de venda do produto para o cliente”, acrescenta.
Na plataforma B2C Sales Plus da Procfit, todos os produtos inseridos em uma estratégia de gamificação aparecem com uma tag de medalha, indicando e facilitando ao operador que aquele item faz parte de uma campanha do gênero. “Também é ali que aparece o painel com a performance dos dados de cada profissional”, destaca.
Propósito é fundamental
Para que a estratégia de gamificação seja eficiente, é essencial que ela tenha um propósito muito claro e bem definido. E a farmácia deve evitar mudanças ao longo da campanha para não gerar desmotivação na equipe. “As metas também precisam ser minimamente alcançáveis para gerar o engajamento esperado”, alerta a executiva. Após o final da campanha, é imperativo informar quem foi o vencedor, inclusive com divulgação de fotos do colaborador desfrutando da recompensa. “Criar um banner com o ganhador também é um fator de motivação para ações futuras”, finaliza.
“Para implementar uma gamificação eficaz, alguns pontos são cruciais:
- Campanhas claras: definição de metas e prêmios de forma transparente
- Ranking visível: os participantes precisam acompanhar seu desempenho no ranking para sentir a dinâmica da competição
- Feedback em tempo real: mostrar o progresso e os resultados de forma rápida mantém o engajamento
- Recompensas personalizadas: oferecer prêmios que sejam relevantes e desejados pela equipe”
Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Reprodução