Possibilidade de novas taxas foi adiantada em reunião de gabinete.
A ameaça de um novo tarifaço de Trump preocupa players da indústria farmacêutica de todo o mundo. Mesmo antes de oficializar a imposição das tarifas de 50% aos produtos brasileiros, o presidente dos Estados Unidos revelou a jornalistas estar estudando taxas dedicadas ao canal farma. As informações são da revista Exame.
A possibilidade foi discutida durante uma reunião de gabinete, quando o ele citou a possibilidade de implementar tarifas de 50% sobre uma série de mercados que inclui medicamentos, semicondutores, metais e, em especial, o cobre.

Ao falar especificamente sobre a indústria farmacêutica, Trump sinalizou que as fabricantes do setor terão um prazo de pelo menos um ano para trazer suas operações para os Estados Unidos antes da aplicação das tarifas sobre os produtos importados, que poderão ser ampliadas a até 200%.
Tarifaço de Trump se baseia em lei nacional
A iniciativa tem como base a seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962, que autoriza a imposição de taxas quando importações são classificadas como ameaças à segurança nacional.