Sincofarma SP

Perfumaria e dermocosméticos puxam crescimento do varejo farmacêutico em dezembro

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

varejo farmacêutico fechou dezembro de 2025 com crescimento de 7,7% no faturamento na comparação com o mesmo mês de 2024. Os dados são da Rock Encantech, que analisou 2,1 milhões de transações realizadas no período.

 

Segundo a empresa, o desempenho foi impulsionado principalmente pela ampliação do mix de produtos, com destaque para categorias como perfumaria e dermocosméticos, que tradicionalmente ganham relevância no fim do ano por seu apelo para presentes. De acordo com Fernando Gibotti, vice-presidente de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, esses itens tiveram papel relevante na expansão do faturamento das farmácias em dezembro.

 

Apesar da retração no número total de compras, o aumento na quantidade de itens por pedido e a elevação do preço médio resultaram em transações de maior valor. Esse movimento levou a uma alta de 10,5% no ticket médio, fator decisivo para o avanço do faturamento do setor no mês.

 

 

O estudo também aponta um desempenho acima da média entre consumidores fidelizados. Esse grupo registrou crescimento de 11,9% no faturamento, sustentado principalmente pelo aumento do volume de compras e da base de clientes. A variação de preço médio foi mais moderada em relação ao cenário geral, reflexo de ofertas direcionadas e benefícios específicos para esse público.

 

Para os próximos meses, a avaliação é de maior cautela. Após o pico de autoconsumo observado em dezembro e diante de despesas típicas de janeiro, como impostos e matrículas escolares, o início do ano tende a ser menos favorável para o varejo farmacêutico. Ainda assim, o período de verão abre espaço para a demanda por outros produtos, como: protetores solares, hidratantes, itens de higiene pessoal, repelentes, além de medicamentos de uso leve, como analgésicos e itens de primeiros socorros.

 

Fonte: E-commerce Brasil
Foto: Reprodução