2022-04-01 17:39:08
A Eurofarma anunciou a conclusão do acordo para compra do portfólio de medicamentos da Hypera Pharma, que haviam sido adquiridos da Sanofi.
Foto: Pixabay
A transação envolve os mercados do México e Colômbia. Com o negócio, a farmacêutica brasileira fortalece seu projeto de internacionalização.
A operação contempla os medicamentos Calcigenol (cálcio) e Melox (antiácido) no México; Pepsamar (antiácido) e Pax (antigripal) na Colômbia. A receita anual dos produtos é de aproximadamente US$ 15 milhões.
A empresa soma essa aquisição a outras recentes transações realizadas nestes países. No último ano, a Eurofarma concluiu a compra de 12 medicamentos da Takeda e um da Lilly no México, além de seis produtos da Grünenthal na Colômbia.
O objetivo da farmacêutica é que as vendas internacionais representem 30% do faturamento total. Em 2021, esse percentual foi de 16%. Com presença em 20 países da América Latina, a Eurofarma também deu passos para operações greenfield em Moçambique e Angola e constituiu um JV ainda não operacional nos Estados Unidos.
“São dois mercados muito relevantes. O México é o segundo país da região, ficando atrás apenas do Brasil. A aquisição nos permitirá ampliar nossa atuação no segmento de OTC, medicamentos isentos de prescrição, com marcas estabelecidas e bastante reconhecidas, e avançar algumas posições nos rankings dos dois países”, comenta Maria del Pilar Munõz.