2022-02-09 11:53:37
A Brasil Health Service (BHS) amplia presença no varejo farmacêutico com a logística reversa de medicamentos e a gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS). A empresa renovou e ampliou contrato com a RaiaDrogasil, o que assegura a realização desse serviço nas lojas da Droga Raia e da Drogasil.
A parceria fez com que a BHS potencializasse seu tamanho e faturamento. “Com isso, assumimos a liderança no mercado do varejo farmacêutico, passando a atuar em mais de 4 mil pontos em 25 estados e no Distrito Federal, incluindo farmácias independentes e as grandes redes integrantes da Abrafarma”, afirma o CEO José Agostini Roxo.
No varejo farmacêutico, a BHS estima que a demanda por esse serviço aumentou de 30% a 40% em função da Covid-19 e é formada, principalmente, pelos testes rápidos, vacinas, agulhas e materiais cortantes. Em 2021, a empresa promoveu a coleta de 130 toneladas de resíduos.
Segundo o executivo, ao longo dos últimos anos, a BHS vem montando um pacote padronizado de serviços para facilitar o atendimento de requisitos regulatórios crescentes no Brasil. “Esse trabalho inclui a operação completa de sistemas de logística reversa e de RSS, a entrega de coletores de medicamentos Ecomed e a emissão de documentos para o varejo e para os centros de distribuição dentro das plataformas governamentais”, ressalta Roxo.
A empresa também atua na gestão de transportadoras especializadas na coleta e no destino final ambientalmente adequado de RSS, de forma a atender os clientes que geram muitos quilos por semana ou poucos quilos por semestre. “Toda essa gestão é administrada por uma plataforma exclusiva chamada de S-BHS, capaz de rastrear por completo um lote de resíduo de saúde ou gerar e enviar, automaticamente, relatórios e índices de sustentabilidade”, explica o CEO.
Com o ganho de escala, a BHS tem conseguido ampliar os pontos de coleta de forma dinâmica, por meio de um pacote econômico, quando comparado à compra individual de cada serviço ou produto. A BHS também opera sistemas de gestão de dispositivos médicos, agulhas, perfurantes, chapas de raio-X, entre outros resíduos de saúde.
Para este ano, a companhia pretende implementar um programa de recompensa ambiental ao cliente na forma de créditos de carbono. Outra novidade é a ampliação do portfólio de soluções em logística reversa de medicamentos de uso humano, de forma a também compreender produtos de saúde animal; perfurocortantes, agulhas descartáveis, seringas, ampolas, canetas injetoras, dentre outros dispositivos utilizados na aplicação de medicamentos injetáveis; e embalagens de cosméticos e suplementos alimentares.