2021-05-18 14:28:24
Gustavo Alves traz essa semana em sue crônica orientações para o tema que certamente o inverno é um dos períodos do ano mais críticos para os idosos.
As baixas temperaturas registradas estão diretamente vinculadas com o surgimento de doenças respiratórias e com a ocorrência de infarto.
O risco de infarto durante o inverno chega a ser 30% maior do que em qualquer período do ano, e isso se deve à redução do fluxo sanguíneo que provoca desequilíbrio entre a oferta e demanda de oxigênio no organismo. As internações por casos relacionados a insuficiência cardíaca chegam a aumentar 40%.
O frio provoca vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) e eleva a liberação da adrenalina provocando aumento da pressão arterial, portanto idosos com hipertensão também devem redobrar seus cuidados nesta época, cumprindo o tratamento médico à risca e verificando a pressão arterial sempre que possível.
No inverno, não somente os idosos, mas as pessoas em geral consomem mais calorias, deixam de praticar atividades físicas e isso também contribui para que aconteça o Infarto.
A recomendação aos idosos é sempre realizar check up cardiológico ao menos uma vez por ano.
POLUIÇÃO
Nos meses mais frios, as doenças respiratórias normalmente são precipitadas por fatores como a temperatura baixa e a pouca umidade, ambos causados em grande parte pela poluição. A poluição sobrecarrega o coração, pois prejudica o bom funcionamento do aparelho respiratório!
A recomendação para que os idosos se vacinem no inverno se dá principalmente pelos riscos do Vírus Influenza, pois ele pode causar inchaço ou inflamação das coronárias, com o risco de liberar placas de colesterol ali depositadas. Estas placas ao se soltarem, podem causar bloqueios no fluxo sanguíneo.
ALERGIA
No inverno, doenças como asma, bronquite, rinite e sinusite tem aumento de sua prevalência em idosos, principalmente porque o ar frio atua como irritante das vias aéreas o que pode acarretar sintomas alérgicos: coriza e falta de ar. Permanecer muito tempo em ambientes fechados, com ar condicionado também é muito prejudicial.
Em idosos, devido ao frio e ar seco, ocorre redução do transporte de muco das vias aéreas inferiores para as superiores, facilitando a proliferação de doenças respiratórias. Importante: este muco produzido pelas vias aéreas contém anticorpos protetores, além de algumas enzimas!
Dicas úteis para os idosos se protegerem de doenças respiratórios nos meses mais frios:
- Mantenha-se hidratado: beber água é fundamental! (se tiver problemas renais, consulte seu médico sobre a quantidade de água consumida).
- Não fume!
- Evite locais com poeiras ou fumaça.
- Mantenha os ambientes arejados, cuidado com os ácaros!
- Procure respirar pelo nariz e não pela boca, o nariz filtra o ar e pode até aquecê-lo.
- Roupas de cama: procure manter expostas ao sol durante o dia e lave-as com certa frequência.
- Consuma frutas, principalmente ricas em vitamina C.
- Consuma caldos e sopas ricos em verduras e legumes!
- Não se automedique!
- Na Farmácia, procure sempre o Farmacêutico!
Gustavo Alves Andrade dos Santos
Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia
Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.
Twitter: @gustavofarmacia
Instagram: @gusfarma
Email: gusfarma@hotmail.com