2021-06-25 10:30:24
O Covid-19 pegou o mundo de surpresa e muitas empresas ainda estão lutando para reduzir os impactos em seus negócios. Já era uma realidade no meio empresarial identificar e implementar serviços de atendimento ao cliente mais automatizados.
Por Ricardo Antunes da Rede Ponto Certo
Dividindo espaço com o atendimento convencional (humanizado), as corporações buscam em suas estratégias reduzir custos e na maioria delas proporcionar ao cliente um atendimento com qualidade, rápido e efetivo. Por sua vez a empresa que fideliza os seus clientes mantendo-os mais tempo em sua carteira de ativos ganha em economia
Muito mais econômico trabalhar com a recompra do que prospectar novos clientes. O cliente satisfeitos além dos produtos e serviços que consomem habitualmente, estão suscetíveis a experimentar outros itens da sua prateleira e indicar para sua rede.
Uma outra qualidade do consumidor fidelizado é a crítica. Que nem sempre é sinônimo de ruim, pelo contrário, a empresa atenta a estes sinais corrigem e melhoram a sua performance. A crítica trabalha como um termômetro e bússola para manter-nos na direção certa. Soluções como “omnichannel”, oferece uma ganha de canais de compra integralizados para satisfazer qualquer perfil de consumidor.
OUTROS DIFERENCIAIS
A acessibilidade garante que o interessado esteja em qualquer parte do mundo a qualquer hora e a qualquer dia. CRMs de atendimento são desenvolvidos com “bots” para dar atendimento ao cliente em tempo real, ou, os assistentes virtuais, orientado e sanando dúvidas da clientela.
Através do atendimento ao cliente, milhares de brasileiros conseguem resolver assuntos sem precisar sair de casa. Em tempos de crise, requer adaptações.
Distanciamento social, é uma das alternativas mais segura e recomendada pelas autoridades. Mesmo com todas as vantagens do atendimento digital, não podemos esquecer que o mais importante para o cliente é a empatia e a solução da intercorrência no menor prazo, ainda mais nesse momento.
Não basta somente um ambiente digital, é preciso focar no atendimento humanizado.
O consumidor de 5 anos atrás não é o mesmo de agora. Muito mais exigentes, conectados e questionadores. As facilidades tecnológicas estão aí, a um clique. Conhecer o seu cliente é essencial para os negócios. Assim a empresa tem a oportunidade de oferecer o melhor canal para se relacionar. Ouvir o seu consumidor possibilita que sua empresa esteja a frente das reais necessidades dele, competividade.
Sobrevive aquela empresa que está preocupada com o cliente. Proteger, se fazer presente e se antecipar as necessidades, são princípios que mantem a empresa no mercado operando ativamente.
Qual é o melhor modelo de atendimento? 100% digital, só humanizado, ou híbrido? Só o cliente pode responder. Cative-o, traga-o para bem perto de você, gere empatia e ofereça experiências únicas para ele. Agregar valores à marca e manter a receita no azul, dependerá de como você trata o seu cliente.
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Ricardo Antunes
Negócios Corporativos