Sincofarma SP

Você sabe qual a maneira correta de descartar medicamentos?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-06-29 12:40:43

 

Mateus Solano explica,  que remédios não devem ser jogados no vaso sanitário ou no lixo

 

Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Globo lança uma série de ações para incentivar a mudança de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente. Reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, as iniciativas fazem parte da plataforma de comunicação Menos é Mais, lançada em 2015 com o objetivo de promover a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade ambiental.

Mateus Solano, Vladimir Brichta, Camila Pitanga, Thainá Duarte, Klebber Toledo e Taís Araújo gravaram, em suas casas, pílulas com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes, luvas e máscaras (por conta da pandemia) e como montar uma composteira caseira. O público será convidado a se aprofundar nos temas na plataforma Menos é Mais.

Remédios não devem ser jogados no vaso sanitário ou no lixo pois podem contaminar o solo e a água, além de representar um risco para animais que mexem os lixos. Eles devem ser descartados (em suas embalagens) em postos de coleta, como farmácias e postos de saúde, para que a destinação seja adequada.

Além dos remédios, há outro produto bastante presente em nossas rotinas que merece atenção para ser descartado corretamente: o óleo de cozinha. Devido às substâncias insolúveis em água (os chamados lipídeos) presentes em sua composição, se jogado no ralo o óleo prejudica o sistema de tratamento de esgoto e contamina a água.

Então, o que fazer com o óleo de cozinha? Após utilizá-lo (de preferência em pouca quantidade), armazene-o em uma garrafa PET e feche-a bem. As garrafas PET com óleo usado devem ser encaminhadas às empresas especializadas neste tipo de coleta seletiva ou postos de entrega voluntária espalhados por toda a cidade. Assim, ele será usado como matéria-prima para a fabricação de sabão ou biodiesel. Confira onde entregar o seu óleo de cozinha.

Outra opção é armazenar o óleo de cozinha para fabricar o seu próprio sabão em casa. E isso é fácil! Veja uma receita simples que leva poucos ingredientes.