2021-07-20 15:00:58
A ideia é promover às pequenas drogarias, que também possam cumprir a obrigatoriedade em adquirir, disponibilizar e manter em seus estabelecimentos, dispensadores contentores sem custo.
A pequena loja também tem o direito de ganhar a notoriedade que a Logística Reversa de Medicamentos traz à população. Estar ecologicamente correta, estimula o seu consumidor a contribuir e evitar diversas formas de poluição. E ainda, o estabelecimento pode ser eleito pelos moradores locais como ponto de descarte da logística reversa.
É decreto 10.388 do artigo 33 da Lei 12.305, que institui o sistema de Logística Reversa de Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores.
O estado de São Paulo oficializou junto à CETESB, um acordo que garante a instalação de 2.852 pontos de coleta de medicamentos no estado até o final deste ano, o que representa 1 ponto de coleta para cada 10 mil habitantes em municípios acima de 200 mil habitantes, atingindo 41 municípios paulistas.
O Sincofarma/SP e a Abcfarma têm como meta, sensibilizar estabelecimentos independentes e pequenas redes de drogarias, em municípios com mais de 200mil habitantes, de todo o estado de São Paulo, para servir como ponto de coleta. O momento ainda proporcionará oferecer todo apoio jurídico, logístico e incluindo pleitear patrocínios com a indústria e laboratórios dos coletores.
COLETORES PATROCINADOS PELOS LABORATÓRIOS
De acordo com a norma, as drogarias e farmácias ficam obrigadas a disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores. Mas qual o custo deste coletores? Como são fabricados? Tem especificações? O que minha farmácia precisa ter? O que eu ganho?
São ainda tantas as dúvidas que, estamos promovendo uma webinair para esclarecer. Será no próximo dia 28/07, e poderá ver online e de forma gratuita, a partir das 14h em sala exclusiva para os inscritos através do site do Sincofarma. A transmissão será também ao vivo pelo nosso canal do YouTube.
O coletor dos medicamentos é o único custo para o estabelecimento. A Abacfarma e o Sincofarma têm por objetivo apoiar os associados das suas instituições, no cumprimento da legislação, e disponibilizar os coletores com o apoio/patrocínio dos nossos parceiros.
Benefícios da indústria e laboratório ao patrocinar este projeto:
- Vincular a marca a uma ação de relevância ao meio ambiente;
- Fortalecimento da marca no ponto de venda;
- Fortalecimento da marca perante o consumidor/cliente da farmácia/drogarias;
- Apoio às farmácias e drogarias, em especial as independentes no desenvolvimento de suas atividades;
As drogarias que se candidatarem, firmam o compromisso de utilizar o coletor patrocinado pelo parceiro (de laboratórios e indústria farmacêutica) durante o período de vigência do termo exposto no contrato. A ABCfarma e o Sincofarma/SP, enviarão aos parceiros a relação das farmácias que realizarão a adesão ao projeto e respectivos endereços.
MÓVEL COLETOR DE MEDICAMENTOS
A necessidade da destinação de medicamentos vencidos ou em desuso foi identificada há anos pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) , mas foi em 2020, com o Decreto Federal n° 10.388, que foram fornecidos os direcionamentos para a implantação da logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em todo o país.
Os coletores atendem a nova necessidade do mercado e como forma de contribuir para o processo de descarte consciente de medicamentos. Existe um leque de benefícios às indústrias e laboratórios ao patrocinar o coletor de medicamentos, que está preparado para atribuir a marca em cada detalhe para ajudar o independente e pequenas redes envolvidas no processo de coleta e logística reversa de medicamentos.
Para saber mais sobre a logística reversa de medicamentos, assim como obter contatos dos comitês técnicos e do GAP, acesse o site oficial da Logística Reversa de Medicamentos em: www.logmed.org.br
PARA CANDIDATAR A SUA DROGARIA COMO PONTO DE COLETA
Envie para o e-mail comunicacao@sincofarma.org.br
- Bandeira da sua Drogaria (nome da rede) :
- Nome Fantasia:
- CNPJ:
- Cidade:
- Endereço Completo:
- No.:
- Bairro:
- Cep:
- UF:
- Responsável:
- E-mail:
- Celular Whatsapp:
DIA 28 DE JULHO – WEBINAIR –
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS E SUAS EMBALAGENS – OBRIGAÇÕES LEGAIS
Desafio Setorial. Palestra online que propõe a trazer uma visão geral dos marcos legais, providências setoriais e o status do programa em curso.
Das 14h às 15h – PALESTRA PARA TIRAR DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Preparamos uma webinair para orientar, esclarecer e alertar todo o setor do varejo farmacêutico da necessidade de ter um ponto de coleta dos medicamentos vencidos ou em desuso. Os participantes poderão entender o Decreto Federal 10.388/20. Será apresentado os benefícios para as drogarias que aderirem neste primeiro momento. E a palestra promete mostrar as causas e consequências da Logística Reversa de Medicamentos. Enfim, um webinar que propõe trazer uma visão geral dos marcos legais, providências setoriais e o status do programa em curso.
TÓPICOS DA PALESTRA
- A lei federal 12305/10, o decreto 7404/10 e o decreto federal 10.388/20
- Os principais marcos legais
- Desafios para o ecossistema do setor farmacêutico
- Fabricantes, distribuidores e comerciantes.
- A complexidade para cumprimento das exigências legai;
- A solução trazida pelas 17 entidades setoriais – GAP
- Programa Logmed
- Como o Setor farmacêutico cumprirá as exigências legais
- Benefícios para sociedade do caminho eficiente e seguro dos medicamento
-
Os pontos de coleta e seu destino ambientalmente correto.
Gratuito – O acesso à sala zoom será enviado com 1 dia de antecedência do curso