Sincofarma SP

Vendas online nas farmácias cresceram 120,75% em faturamento

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2020-12-26 11:00:43

 

Sem a necessidade de falar com um atendente e com mais descontos oferecidos, os apps para delivery de medicamentos têm caído no gosto popular: na comparação entre janeiro e outubro de 2019 e de 2020, a compra de remédios por e-commerce cresceu 120,75% em faturamento, segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). As informações são do Yahoo Finanças.

Apesar disso, o total de vendas online nas drogarias brasileiras ainda representa um percentual muito baixo em relação a outros países. De acordo com o presidente da Abrafarma, Sérgio Mena, enquanto nos Estados Unidos esse percentual é de 13% do total de itens comercializados, no Brasil é de apenas 2,83%.

A Droga Raia registrou este ano um grande crescimento nas vendas online, não apenas de medicamentos mas de todo o portfólio de produtos para saúde e bem estar. No terceiro trimestre de 2020, a penetração dos canais digitais atingiu 7,1% do total de vendas da rede em todo país. No ano passado, esse percentual era de somente 2,5%.

Em julho do ano passado, a Venâncio também lançou seu aplicativo próprio e, desde então, tem visto as compras por esse canal crescerem mais e mais. Em geral, os mesmos preços são praticados em todos os meios. Mas, em algumas ocasiões, há ações diferenciadas nos canais de vendas, como as campanhas oferecendo códigos de descontos e frete grátis no e-commerce ou em compras feitas pelo QR Code encontrado nos encartes e lâminas promocionais.

Além dos próprios apps das redes, o Farmazon, serviço que direciona os pedidos para farmácias parceiras mais próximas por meio de geolocalização, também viu sua base de usuários triplicar este ano. Lançado em 2019, garante entregas em menos de 30 minutos, até mesmo de medicamentos controlados.

Os clientes da Drogaria Pacheco têm acesso a ofertas exclusivas por meio do aplicativo Meu Viva Saúde. Neste ano, o e-commerce da rede triplicou de tamanho, com o dobro de ofertas ativadas por aplicativo, em comparação a 2019. “Desenvolvemos e implementamos ainda em abril a plataforma de prescrição eletrônica habilitada em todas as nossas lojas e, até o momento, mais de 30 mil receitas foram dispensadas pelo método eletrônico”, conta Adriano Tavolassi, gerente executivo de Digital e Omnichannel do Grupo DPSP.