2021-01-05 15:05:28
Por volta de 30 mil toneladas de remédios é jogada fora anualmente, segundo Anvisa
No último dia 05 de junho, a República assinou a regulação do descarte correto de medicamentos.
A categoria agora está preparada para implantação da logística reversa de devolução de remédios em desuso ou vencidos, porém a estimativa da Anvisa é que cerca de 30 mil toneladas de medicamentos sejam descartados por ano pelos consumidores.
O decreto entrou em vigência no dia 03 de dezembro, mas o sistema entrará em circulação a partir do segundo semestre de 2021.
Como funciona para as lojas
As farmácias e drogarias agora se responsabilizam em oferecer dispensadores contentores para o público fazer seu descarte, mas também registrar e informar a massa em quilogramas da quantidade descartada.
O coletor próprio será padrão para todas as farmácias, o qual o cliente depositará o medicamento em desuso. Assim que estiver cheio, o comerciante lacrará a embalagem e informará ao distribuidor.
Por sua vez, o distribuidor recolherá o material e levará ao Centro de Distribuição. Então, a indústria fará a coleta e tomará as devidas providências para o destino final dos medicamentos inutilizáveis.
A plataforma online que comunicará o sistema entre os três setores ainda está em desenvolvimento e será possível rastrear o material desde seu descarte até a incineração, etapa final.
Logística Reversa de Medicamentos – Placa informativa gratuita disponível
O Sincofarma disponibiliza gratuitamente, em nosso site, placas informativas importantes aos clientes e colaboradores das farmácias.
A placa informativa sobre a logística reversa está disponível para informar aos funcionários e clientes sobre seu funcionamento, todavia também há o modelo que indica onde está o coletor de descarte. São duas placas, mas ambas podem ser feitas no mesmo download.
Clique aqui e veja todas as nossas placas informativas
Faça o download gratuito da placa de Logística Reversa de Medicamentos