2021-01-05 17:56:25
Precisou um vírus mostrar que 80% das bactérias são transmitidas através das mãos, porém a teoria já vem dos nossos avós de muitas gerações. O Sincofarma ajuda com uma placa informativa contendo as imagens do passo-a-passo da correta higienização das mãos.
Faça o download da placa informativa aqui
Já lavou as mãos? Quem nunca, quando criança, ouviu essa frase da mãe ou da avó antes de sentarmos para uma refeição?
Antes e depois das refeições, de utilizar o banheiro, de qualquer procedimento, principalmente quem trabalha em farmácia e aplica injeções sabe que é obrigatório lavar as mãos.
Não tem nada mais simples e eficaz de evitar o contágio e disseminação de doenças a higienização das mãos. Muitos sabem, porém, poucos fazem da maneira mais correta. Abrir a torneira e passar por água não é o suficiente.
PLACA INFORMATIVA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
O Sincofarma sempre disponibilizou, gratuitamente, através do site ou mesmo impressa em sua sede em São Paulo, a placa com imagens do passo-a-passo correto da higienização das mãos.
Como LAVAR CORRETAMENTE AS MÃOS:
1 – Molhe as mãos na água
O primeiro passo – muito importante – é evitar contato com a torneira da pia. Por ser de uso coletivo e contínuo ela pode estar contaminada. Mas como abrir a torneira de forma segura? Se for automática é só baixar o topo com o antebraço ou cotovelo. Se for giratória, abra com a ajuda de um papel toalha, assim não há contato com os dedos. Não esqueça de retirar anéis, pulseiras e relógio.
2 – Use um sabonete líquido, de preferência
Além de remover as impurezas da pele, lavar as mãos com sabonete ajuda a eliminar bactérias e diminui as chances de transmissão de doenças e infecções. Seja em barra ou líquido, incluir esse produto na sua rotina de higiene ajuda com a sua proteção – e de quem você rodeia!
3 – Faça espuma nas palmas das mãos
Aplique o sabonete na palma de uma das mãos em uma quantidade suficiente para lavar todas as partes das mãos, incluindo a interna, externa, dedos, dorso, unhas e pulso. O processo deve ser feito de forma lenta, com movimentos circulares.
4 – Estenda a espuma até os punhos
Os punhos também precisam ser lavados, porque sem querer podem acabar encostando em superfícies e objetos. Para isso, enlace um dos pulsos com as mãos e faça movimentos giratórios. Repita o processo na outra mão.
5 – Esfregue as costas das mãos
Esfregue a palma de uma das mãos contra o dorso da outra e faça movimentos de vai e vem. Nesse momento, você já pode começar a limpeza da parte interna dos dedos. Além dos vãos, esfregue a superfície interna e externa de cada dedo. Para intensificar a higiene, faça movimentos de vai e vem em cada dedo, inclusive os polegares, repetidas vezes.
6 – Não deixe as unhas de fora
Você sabia que as unhas é a parte mais suja do nosso corpo? Dentro das unhas se acumulam muitos germes que facilitam a proliferação de fungos, aumentando o risco de infecções. Para mantê-las limpas, friccione-as no centro da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo movimento circular, e depois troque as mãos.
7 – Retire a espuma das mãos
Para retirar o sabonete das mãos, use um papel toalha para abrir a torneira ou aproveite a espuma do sabonete para lavá-la. Incline as mãos para cima (primeiro a parte interna e depois a externa). Assim o sabonete alcança uma parte do antebraço, aumentando a proteção. Seque as mãos com papel toalha e descarte no lixo. Evite pegar na tampa do lixo. O lixo tem que ser de pedal! O próximo que usar a pia precisa repetir essas etapas. Pronto! Os germes foram embora junto com a água e a espuma.
A higienização das mãos, ou como queira chamar de apenas lavagem, pode ser feita com água e sabão, sendo essa simples prática responsável pela redução de contaminação com uma parcela de micro-organismos adquiridos pelo contato com pessoas e objetos, além de sujeira e substâncias orgânicas. Para uma limpeza ainda maior, utilize agentes antissépticos, como o álcool 70%.
Palmas para a Higiene!
A via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior frequência. É muito importante lavar as mãos. E principalmente antes de se alimentar e preparar alimentos. Após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais e manusear o lixo e antes e após cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas. Lembre-se, 80% das bactérias são transmitidas através das mãos!
Solicite este placa de Higienização das Mãos e outras de interesse da sua empresa, e personalizada com o logo da sua farmácia, através do e-mail comunicacao@sincofarma.org.br