2021-02-14 10:00:47
A novidade surge em meio à crescente venda online de medicamentos no Brasil. Afinal, só em 2020, o varejo farmacêutico viu suas vendas por delivery e e-commerce ascenderem 137,11%, em relação a 2019.
Como funciona o delivery de medicamentos por receita digital?
Na nova ferramenta, o Rappi desenvolveu um mecanismo no qual as farmácias conseguem validar as receitas digitais de medicamentos controlados. Dessa forma, dispensa a assinatura colhida presencialmente na venda desses produtos.
Essa nova funcionalidade pode ser feita com qualquer serviço de receita digital utilizado pela drogaria. Como, por exemplo, o do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) ou da NexoData, start-up de tecnologia para prescrição digital de medicamentos e parceira do Rappi no projeto.
Vale destacar que, por enquanto, os medicamentos tarja preta e alguns de tarja vermelha não estão disponíveis para a venda pela plataforma, pois seguem determinações específicas da Anvisa.
Entretanto, os pedidos feitos por meio de receituário simples em duas vias, como antibióticos, e também outros de receituário especial, estão disponíveis para a compra digital.
Embora um teste devemos lembrar que:
É proibida a venda de medicamentos sob regime especial de controle por meio remoto.
É proibida a divulgação de propaganda de medicamentos de venda sob prescrição médica no site. Não podem ser divulgadas imagens, promoção ou propaganda dos referidos medicamentos. Somente poderá constar lista de preços sem designações, símbolos, figuras, imagens, desenhos, marcas figurativas ou mistas, slogans e quaisquer argumentos de cunho publicitário.