Sincofarma SP

Uso de Ivermectina pode gerar hepatite medicamentosa

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-02-11 15:59:25

 

Médico pneumologista faz postagem com alerta sobre o uso do medicamento contra a Covid-19.

 

Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, fez um alerta, através de um post no twitter, sobre o perigo da utilização da Ivermectina contra a Covid-19. Na publicação ele afirma que o remédio pode causar hepatite aguda. Não há qualquer comprovação científica sobre a eficácia do medicamento contra o novo coronavírus, sendo um vermífugo voltado para eliminação de parasitas no corpo e não para combater uma doença viral.

Frederico afirma em seu post que presenciou o caso de uma jovem que tomava 18 mg de Ivermectina por dia, chegando ao ponto da necessidade de fazer transplante de fígado.

“Me solicitaram avaliação para uma paciente com hepatite medicamentosa. Está a um passo de precisar de um transplante de fígado. Ganha um troféu quem adivinhar qual medicação foi a culpada. Pois é. Hepatite medicamentosa por ivermectina. 18 mg por dia por uma semana. Por Covid leve em jovem”, ele escreveu.

Ele ainda completa que é “muito triste ver uma pessoa jovem a ponto de precisar de um transplante por usar uma medicação que não funciona em uma situação que não precisa de remédio algum”.

Apesar da viralização, com mais de 90 mil interações, o médico sofreu duras críticas e precisou fechar sua conta e se ausentar por uns dias da rede social.

 

Dúvidas ou esclarecimentos dos medicamentos vendidos em sua farmácia ou drogaria, entre em contato com o departamento de assuntos regulatórios do Sincofarma/SP:

regulatorios@sincofarma.org.br / regulatorios1@sincofarma.org.br / regulatorios2@sincofarma.org.br

(11) 3224-0966 / (11) 94387-2305