Sincofarma SP

Anvisa participará de webinar sobre lançamento da miltefosina

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-03-23 12:14:43

 

Esse é o primeiro medicamento oral para tratar a leishmaniose tegumentar. Evento será realizado nesta terça-feira (23/3) às 14h30.

 

A Anvisa irá participar, nesta terça-feira (23/3), às 14h30, de um seminário virtual, o chamado webinar, sobre o lançamento da miltefosina. Este é o primeiro medicamento oral destinado a tratar pessoas acometidas pela leishmaniose tegumentar (LT).

O evento, promovido pelo GT – Leishmanioses do Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo divulgar informações sobre a incorporação, a oferta e o uso da miltefosina no SUS. É destinado a profissionais da saúde, pesquisadores, gestores públicos da saúde e à população em geral que tenha interesse no tema.

Durante o seminário, a Agência abordará o enquadramento da substância miltefosina (de acordo com a Portaria 344/1998) e as medidas de controle do medicamento, previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 337/2020. A RDC dispõe sobre a atualização do Anexo I (listas de substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial) da Portaria 344/1998.

Devido ao potencial efeito em causar malformações fetais (efeito teratogênico), o medicamento à base de miltefosina somente pode ser prescrito para mulher em idade fértil após avaliação médica com exclusão de gravidez e mediante a comprovação de uso de, no mínimo, dois métodos efetivos de contracepção. Ou, então, em mulheres que realizaram procedimento de esterilização definitiva e as com menopausa confirmada há, no mínimo, dois anos.

 

Saiba mais

A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e nas mucosas. Ela é causada por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de Leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT. A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas. Os sintomas variam de acordo com o tipo de parasita transmitido pela picada e as condições imunológicas da pessoa.

Webinar: Lançamento da miltefosina – primeiro tratamento oral para pessoas acometidas pela leishmaniose tegumentar

Quando? 23/3, terça-feira.

A que horas? 14h30.

Perguntas aos palestrantes devem ser enviadas para http://bit.ly/webinar-miltefosina-março2021


Dúvidas sobre autorização de medicamentos também podem ser retiradas com o Sincofarma/SP:

(11) 3224-0966 / (11) 94387-2305