Sincofarma SP

3 fitoterápicos para quadros leves de ansiedade

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-10-04 11:00:26

 

Alguns medicamentos naturais, como os fitoterápicos, podem aliviar os incômodos da ansiedade. Confira os mais indicados para os quadros leves.

 

De acordo com o levantamento “O que mais afeta a Saúde Mental dos trabalhadores durante a pandemia” da consultoria Mercer Marsh Benefícios, o total de trabalhadores que passou a procurar por serviços psicológicos para cuidar da saúde mental saltou de 2,2 milhões, antes do novo Coronavírus, para 8,1 milhões, após a pandemia.

No intervalo entre os meses de março e abril, o total de consultas também cresceu de 6 mil para 14 mil e as mulheres responderam por 75% da procura por ajuda psicológica durante a crise do Coronavírus (homens responderam por 25%).

É indicado sempre consultar um médico, contudo, alguns medicamentos naturais podem aliviar os incômodos da ansiedade.

Confira três fitoterápicos indicados para quadros leves de ansiedade, segundo o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (1ª edição).

  1. Passiflora incarnata

Indicação: ansiolítico e sedativo leve.

Contraindicações: seu uso não é recomendado em gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos. Crianças de três a 12 anos de idade devem passar por orientação médica.

Além disso, o uso também pode causar sonolência.

Outra recomendação é a de não utilizar em caso de tratamento com medicamentos depressores do Sistema Nervoso Central (SNC).

2. Hypericum perforatum L.

Indicação: tratamento dos estados depressivos leves a moderados.

Contraindicações: pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico não devem fazer uso. O uso também não pode ser feito em casos de episódios de depressão grave. Esse fitoterápico é, ainda, contraindicado para crianças abaixo de seis anos de idade.

Embora não existam dados disponíveis sobre o uso de H. perforatum na gravidez e na lactação, há relatos de que o extrato pode inibir a secreção de prolactina. Portanto, não se recomenda o uso nesse grupo.

3. Valeriana officinalis L.

Indicação: usado como sedativo moderado, hipnótico e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade.

Contraindicação: para menores de 12 anos de idade, grávidas, lactantes e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico.