2020-10-16 12:04:42
Os pagamentos por aproximação são um método interessante nas farmácias por dar segurança, facilidade e confiabilidade em suas vendas.
Segundo o “Mapa dos pagamentos por aproximação do Brasil”, criado pela Visa Consulting & Analytics, consultoria da Visa, o uso do pagamento por aproximação cresceu 40% em junho, em relação a janeiro de 2020. Na farmácia não é diferente.
De acordo com a pesquisa, esse comportamento tem aumentado principalmente por conta da pandemia.
Mas o que é o pagamento por aproximação? Como funciona e quais as vantagens para a sua farmácia?
Confira a entrevista com o Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil, Paulo Frossard.
1 – O que é o pagamento por aproximação?
Os pagamentos por aproximação são um método rápido, prático e seguro para as compras do consumidor, porque oferecem a conveniência de fazer transações apenas aproximando os dispositivos em um leitor habilitado.
Isso é possível graças a tecnologia NFC – Near Field Communication – que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, sendo necessária apenas uma aproximação física.
A conexão é feita via radiofrequência, com uma antena incluída no próprio chip do cartão.
2 – Quais as vantagens para o varejista?
As transações por aproximação da Mastercard são 10x mais rápidas que um pagamento tradicional e levam 0,5 segundos para serem concluídas.
A facilidade e a segurança dos pagamentos por aproximação se traduzem em uma maior taxa de produtividade para os comerciantes, pois tornam o checkout mais rápido e há a diminuição de filas.
Além disso, o comerciante poderá atender a uma necessidade do consumidor.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mastercard no País, 88% dos brasileiros acreditam que os pagamentos por aproximação são mais convenientes do que pagar em dinheiro, enquanto 82% acreditam que essa forma de pagamento é mais rápida e 78% consideram que ela é mais segura.
Os pagamentos por aproximação são bastante utilizados em transações de baixo valor, nas quais anteriormente dominava o dinheiro como forma de pagamento.
3 – Quais as desvantagens para o varejista?
Não há desvantagens para os varejistas, os pagamentos por aproximação são pensados para trazer mais segurança, facilidade e rapidez para varejistas e consumidores.
4 – Por que esses meios têm de intensificado dentro do varejo?
A partir do momento que o consumidor utiliza o pagamento por aproximação pela primeira vez, ele passa a incluir este comportamento em seu dia a dia;e essas transações acabam fazendo parte da sua rotina, tanto pela agilidade que este tipo de pagamento oferece, quanto pela segurança.
Esse ano, mais um fator ampliou o uso da tecnologia. Devido à pandemia da Covid-19 enfrentada mundialmente, muitos consumidores tiveram que adaptar suas rotinas e mudar alguns de seus hábitos. Assim, incluindo a maneira de pagar por suas compras.
Segundo um levantamento realizado pela Mastercard, 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a Covid-19 os incentivou a usar pagamentos por aproximação.
O número expressivo se dá, principalmente, pelo fato de que sete entre dez latino-americanos estão preocupados com os impactos do uso do dinheiro em sua saúde, diminuindo assim a sua utilização.
No Brasil, 14% dos entrevistados deixaram de utilizar dinheiro durante a pandemia, enquanto 63% diminuíram significativamente o seu uso.
5 – O pagamento por aproximação também é interessante ao pequeno varejista?
Os pagamentos por aproximação são um método interessante ao pequeno varejista por dar segurança, facilidade e confiabilidade em suas vendas.
É um método democrático, que ajuda tanto os consumidores, quanto os varejistas de todos os tamanhos.
No Brasil, de acordo com dados da Mastercard, o ranking de preferência das transações por aproximação nos estabelecimentos comerciais tem as mercearias na liderança com 79%, seguido de farmácias (67%), fast food (35%) e varejo (29%).
De acordo com uma pesquisa sobre o aumento dos pagamentos por aproximação durante o período da pandemia, em março, as transações globais por aproximação cresceram duas vezes mais rápido que as transações tradicionais em mercearias e drogarias, onde muitos itens essenciais do dia a dia estão sendo comprados.
Cerca de 75% dos brasileiros entrevistados na pesquisa disseram que continuarão utilizando pagamentos por aproximação mesmo após o final da pandemia e afirmaram que se trata de uma tecnologia fácil de ser adotada.
Além disso, entre os entrevistados, 69% afirmaram preferir fazer compras em lojas que ofereçam a opção de pagar por aproximação e 61% disseram que o pagamento por aproximação agora é sua forma favorita de pagar, dado interessante aos pequenos varejistas e que pode aumentar o volume de suas vendas.