2020-10-31 11:00:38
Especialistas em HPC dão dicas de como os dermocosméticos e nutricosméticos podem ter uma melhor organização nas gôndolas das farmácias.
Nos últimos anos, a valorização dos cosméticos tem impulsionado, por tabela, também os dermocosméticos e nutricosméticos, mas como expô-los corretamente no ponto de venda?
Confira as dicas da CEO da Connect Shopper e idealizadora do grupo Mulheres do Varejo, Fátima Merlin e do gerente de projetos da Mind Shopper, Cristiano Samara.
Exposição
O primeiro passo é entender quais as necessidades do shopper e segmentar a categoria com este pensamento.
Em relação aos dermocosméticos, é preciso separar os produtos para rosto, mãos e cabelos, por exemplo.
A partir disso, cada categoria tem uma hierarquia de decisão: o que é mais importante para o seu consumidor? O tipo de produto, a embalagem ou o preço? Por isso, é essencial entender o perfil do seu público (idade, sexo e outras particularidades).
Lembrando que a exposição é muito importante, pois cerca de 80% da decisão do shopper está ligada a ela.
Sortimento ideal
Após entender melhor a categoria, é preciso pensar sempre na solução para o mix.
O primeiro exercício é entender “qual o seu objetivo com a categoria: gerar fluxo, aumentar a rentabilidade ou elevar o tíquete médio?”.
O mix ideal também depende das questões estruturais da loja, qual o espaço físico para exposição e equipamentos de apoio disponíveis.
Atendimento
Este é o diferencial do canal farma em relação a outros varejos, pois o shopper tem alguém dando suporte para orientar em relação ao benefício do produto, uso e as melhores combinações.
Além disso, a própria gôndola pode ajudar neste papel, com uma comunicação que ajude o consumidor a entender os produtos e o apoie na tomada de decisão.
Como atuar com nutricosméticos?
Esta categoria costuma ter baixa penetração e de pouco conhecimento do público em geral.
Por isso, explicar ao shopper e ao consumidor os benefícios e as diferentes funções de cada produto é o primeiro passo para potencializar as vendas.
Ninguém quer comprar um produto de alto valor sem entender claramente qual é a sua função, os benefícios e a forma correta de uso.