2020-11-25 11:36:19
A mobilização faz parte da Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, promovida pela OMS e apoiada pela Anvisa.
Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Coalition of Medicines Regulatory Authorities – ICMRA) promove o envolvimento de seus membros no combate à resistência microbiana, bem como na divulgação de informações sobre o uso responsável de antimicrobianos e o papel dos diferentes setores nessa luta. A proposta é chamar a atenção de todos para o problema, que exige esforços conjuntos no seu enfrentamento.
A ação reforça a mobilização da Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os dias 18 e 24 de novembro, com o objetivo de prevenir o surgimento e a propagação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos. Em 2020, o tema escolhido para o setor de saúde humana é “Unidos para preservar os antimicrobianos”.
Problema global
A resistência microbiana é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das dez maiores ameaças à saúde pública global. Sem a tomada de ações, estima-se que até 2050 o problema causará, anualmente, a perda de 10 milhões de vidas em todo o mundo, além de um prejuízo econômico de 100 trilhões de dólares.
Participação da Agência
A Anvisa é membro do ICMRA e apoia a luta contra a resistência microbiana. A importância do envolvimento da Agência na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos está diretamente ligada à sua missão de proteger a saúde da população e, mais especificamente, ao fato de que o órgão é responsável pela regulação sanitária de produtos (medicamentos, alimentos etc.) e de serviços de saúde no país, pela coordenação nacional do programa de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) e por normas que assegurem a segurança do paciente.
Confira abaixo a tradução das mensagens divulgadas pela ICMRA.
Uso responsável de antimicrobianos: qual é o seu papel?
- Líderes globais de saúde e tomadores de decisão podem incentivar e favorecer o desenvolvimento de antimicrobianos pela indústria farmacêutica. Junte-se a nós para trabalhar em busca de soluções seguras, efetivas e inovadoras para a resistência microbiana.
- Reguladores globais de medicamentos têm um papel no combate à resistência microbiana. Junte-se a essa luta através de uma abordagem de “Saúde Única”.
- Pesquisadores possuem papel fundamental para desenvolver estudos contínuos em todos os aspectos da resistência microbiana. O monitoramento da efetividade dos antimicrobianos existentes e a vigilância ativa da resistência microbiana emergente são importantes nessa luta.
- Jornalistas, as pessoas precisam estar cientes dos riscos da resistência microbiana. Juntem-se à luta mantendo esse tema em destaque nos meios de comunicação e aumentando a atenção pública para essa ameaça global de saúde.