Sincofarma SP

Como atender a terceira idade na farmácia?

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2020-12-06 11:00:35

 

O curso que o Sincofarma disponibiliza sobe o Atendimento Farmacêutico para o idoso, com Gustavo Alves, pode ser visto no nosso canal do Youtube 

A população brasileira envelheceu e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012. O bom atendimento na farmácia para a terceira idade é importante.

 

A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, aumenta a necessidade de adequarmos o atendimento das farmácias a esse público.

Confira as dicas da palestrante, consultora de empresas e colunista do Guia da Farmácia, Silvia Osso, para melhor atender a terceira idade na farmácia:

Sortimento: os clientes idosos esperam encontrar no ponto de venda (PDV) produtos que os beneficiem e que os auxiliem na qualidade de vida.

Atendimento: neste quesito, é preciso enxergar que a menor habilidade física não significa menor capacidade mental. É preciso perceber que apenas parte da população idosa é “carente” e precisa de atenção especial. Portanto, não se deve tratá-los como se fossem incapazes.

O profissional de farmácia tem de estar capacitado para atender bem a todos os públicos e deixar de lado um tratamento especial apenas para o idoso. A inclusão é vital.

Digitalização: eles querem interagir com produtos eletrônicos, por exemplo, mas são mais impacientes em relação ao novo. Nesse sentido, as empresas podem investir em interfaces mais amigáveis e desenvolver manuais de leitura mais agradáveis e fáceis.

Infraestrutura: as lojas não precisam ser adaptadas para idosos. Elas precisam ser funcionais e servirem para todos os públicos. Atualmente, elas devem ter ótima sinalização visual, tanto para as categorias quanto para os grupos ou subgrupos.

Cuidados com a pandemia: nesse sentido, valem as sinalizações para as regras de convivência, como “use máscaras”, “evite ficar próximo das pessoas”. Outros cuidados são presença de suportes para álcool gel; tapetes higienizadores; corredores mais largos; balizas com faixas impedindo aproximação do balcão; e barreiras protetoras de acrílico/vidro nos caixas.

Atenção Farmacêutica: este serviço tem uma gama variada para atendimento e deve ser disponibilizado a todos os clientes. Afinal, os jovens também precisam de atenção sobre diabetes ou nutrição. Portanto, todos os serviços fazem parte da oferta para todos, incluindo os testes laboratoriais e as vacinas.

Necessidade de inclusão: é preciso desmistificar o idoso como um “velhinho desprotegido”. Isso é cultural, no Brasil, e deve ser abolido no atendimento ao consumidor. As farmácias ainda não têm necessidade de segmentar esse tipo de atendimento, layout ou mix.


Para se ter acesso aos cursos do Sincofarma, consulte nossa agenda de cursos www.sincofarma.org.br