Sincofarma SP

Por que eu devo atualizar o meu curso de injetáveis?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-12-11 12:44:12

 

Modernizar, renovar, reciclar, requalificar, revolucionar, tudo o que possa ser sinônimo de “atualizar” deve ser feito a cada 3 anos, pelo menos, como as técnicas de aplicação de injetáveis.

 

Segure como um dardo, mão leve, respire e vai…

Provavelmente quem tem mais de 20 anos de balcão, já ouviu essa instrução antes.

Era prática nas farmácias, antigamente, que os balconistas ou farmacêuticos e até mesmo os práticos de farmácia, ensinassem aos novatos a arte de aplicar medicamentos injetáveis. Eram tempos bons e que com certeza, para o glúteo de muitos não deixou saudades.

Hoje tudo mudou, a seringa, a agulha, os medicamentos, só não mudou a prática de alguns.

Seringas

Criadas em 1853 pelo Francês, Charles Pravaz e pelo Escocês, Alexander Wood, as primeiras seringas foram chamadas de hipodérmicas e feitas com vidro, material reutilizável. Essas nossas companheiras de profissão, foram atualizadas para uma versão descartável na década de 60, com material mais leve as novas seringas tinham êmbolo mais “solto”e causou estranheza aos Farmacêuticos da época.

A última atualização das seringas não é tão recente, aconteceu em 2007 com o lançamento das seringas com travas no êmbolo e agulha, o tal protetor azul! Se você ainda dá petelecos na seringo ou se atrapalha todo com esse protetor, realmente está na hora de uma atualização.

Agulhas

As primeiras agulhas, foram criadas para costurar (literalmente) a pele humana e eram feitas de ossos. A sua evolução data da Idade Média, devemos ao Irlandês Rynd a agulha metálica, para administração de medicamentos. Junto com sua parceira inseparável, a seringa, a agulha de metal também era reutilizada e foi culpada pela transmissão de várias patologias.

As agulhas são classificadas de acordo com o calibre (0,7mm ou 0,8mm) e comprimento (25mm ou 30mm). A grande dúvida é sempre que agulha usar. O que o bom aplicador deve saber é: “Quem escolhe a agulha é o medicamento e não o cliente”. Líquidos mais viscosos necessitam de um calibre 0,8mm e os menos viscosos 0,7mmm.

Quer saber mais sobre as atualizações de seringas e agulhas e como utilizá-las, venha fazer o curso de Técnicas de Aplicações de Injetáveis do Sincofarma.

……

Os objetivos do Curso do Sincofarma de Aplicação de Injetáveis busca zapacitar e habilitar o profissional, de acordo com a Lei nº 5.991/1973, bem como RDC nº 44/2009  da Anvisa e Resolução nº 357/2001 do CFF, necessárias à solicitação para prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias, para obter o certificado por meio de realização deste curso teórico-prático, conforme as técnicas de aplicação, procedimentos, postura, conhecimentos, atitudes, local apropriado, equipamentos e dispositivos.

Saiba sobre a agenda dos cursos aqui

LOCAL:
SÃO PAULO – Auditório Sincofarma/SP

ENDEREÇO:
R. Santa Isabel, 160 – 6º andar – Metrô República/Saída Largo do Arouche

 

APOIO: