Sincofarma SP

Telefarmácia – sua loja está preparada?

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2020-12-15 20:13:21

 

Telemedicina, Home office, Aplicativo para marcar consulta, aplicativo para marcar exame, o mundo está online e sua farmácia está pronta para atendimento remoto?

 

Quem nunca assistiu Jetsons e ficou encantado com a tecnologia que eles tinham? O desenho escrito em 1962 está cada vez mais perto da nossa realidade. Hoje é possível realizar uma consulta médica, nutricional, psicológica com alguns clicks. Você abre o aplicativo sua câmera e termina o atendimento com a guia do exame e a sua prescrição no seu e-mail.

 

Telemedicina

Segundo dados do IBGE hoje 64,7% da população brasileira está conectada ao ambiente online. Com esse público e o isolamento imposto pela pandemia do COVID-19 a Telemedicina tem feito sucesso.

A Telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde, o que ocorre por meio de modernas tecnologias, em plataformas online para acesso: pelo computador, celular ou tablet, que garantem rapidez e facilidade no atendimento.

A prática da Telemedicina está autorizada no Brasil desde abril por meio da Lei nº 13.989/20, sancionada em caráter emergencial. O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamento em setembro pela Resolução CFM nº 1.643/02

 

Atendimento Psicológico e Nutricional

Se por um lado a Telemedicina chegou como uma forma para que as pessoas não precisassem se deslocar até o médico e incorrer em risco de contaminação, para outros profissionais, foi um pouco diferente. Muitos nutricionistas não conseguiram manter os atendimentos presencialmente, pois os pacientes ficaram com medo de ir até os consultórios.

O número de pessoas que recorreram a utilização de medicamentos psicotrópicos, o número de casos de crise de pânico ou ansiedade generalizada mais do que dobrou e os psicólogos, também estavam com dificuldades para o atendimento.

Os dois Conselhos nutrição e psicologia lançaram resoluções para teleatendimento. O conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução CFP nº 04/2020 e o Conselho Federal de Nutrição (CFN) pela Resolução nº 666/2020.

Telefarmácia

E nós?? Quando nossas farmácias começarão a associar o atendimento, venda e entrega?

Todos os farmacêuticos que estão no atendimento diário no balcão sabem que uma longa conversa, até mesmo pelo telefone, aumenta a adesão do cliente ao tratamento. Não que os atendimentos virtuais substituam a voltinha da farmácia, mas que pode diminuir as reações adversas a medicamentos (RAM), isso pode.

 

Estimativas da OMS indicam que taxa inferior a 50% dos pacientes aderem adequadamente aos seus medicamentos, porém intervenção via telefone, do farmacêutico melhorou esses números. Imagine um atendimento virtual, o que poderia fazer?

 

Vale lembrar que o atendimento remoto, utilizado como estratégia dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) das indústrias farmacêuticas e redes de drogarias, como: Drogasil e a Panvel. Essas atividades são regulamentadas pelas Resoluções do CFF nº448/2006 e nº44/09.

 

O Sincofarma oferece o atendimento em Telemedicina para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Por Veronica Soares



CURSOS DO SINCOFARMA JÁ MOSTRAM ESTAS TECNOLOGIAS

Um dos exemplos, é o curso de Serviços Prestados em Farmácias e Drogarias com João Guilherme, da Ponto Care, especialista no Brasil na implantação de sala de saúde tecnológicas.

” A inteligência artificial, dentre outras inovações, está cada vez mais presente no setor de saúde e vem causando um impacto positivo na prevenção, no atendimento, nos tratamentos e também na relação entre os profissionais e os pacientes.

Com isso, nos auxilia em diagnósticos mais precisos, alta qualidade nos atendimentos, proporciona uma gestão mais eficiente, reduz possibilidade de erros e agrupa todas as informações em um só lugar” avalia o executivo da Ponto Care.