Sincofarma SP

Alto custo com matérias-primas importadas prejudica farmácias de manipulação

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-19 18:41:40

 

Farmácias magistrais sofrem com a alta nos custos de importações de insumos farmacêuticos.

 

Ultimamente, o setor magistral vêm enfrentando reajustes de mais de 2.000% em insumos farmacêuticos. A pandemia causada pelo recente descoberto coronarívus, Covid-19, agrava a situação das farmácias de manipulação.

São mais de 8 mil farmácias de manipulação espalhadas pelo Brasil, as quais estão acatando as consequências de arcar com estes custos para produção de medicamentos ao consumidor.

As farmácias magistrais administram por volta de 2 mil itens para manipular as receitas de medicamentos. Devido ao porte das empresas não ter condições de conservar um estoque cheio, as compras são frequentes e em pequenas parcelas.

Importação de insumos

Insumos importados se caracterizam com grande importância para a manipulação. Cerca de 85% a 90% das matérias-primas são oriundas de locais como a China e Índia. Ambos países são responsáveis por 74% do abastecimento dos laboratórios nacionais.

Com tal cenário apresentado, entidades representantes da indústria farmacêutica estão, junto ao governo, trabalhando para o incentivo da produção nacional, porém nenhuma delas agrega o ramo magistral. A indústria farmacêutica do país atualmente produz mais de 70% dos medicamentos consumidos em território nacional.