Sincofarma SP

Veja as principais notícias da semana para o setor varejista de produtos farmacêuticos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-04-10 11:00:45

 

O Sincofarma/SP preparou um resumo das notícias mais importantes da semana, para sintetizar o que está acontecendo, principalmente no setor varejista de produtos farmacêuticos.

 

Veja abaixo quais são as principais notícias da semana:

Covid-19: liberada pesquisa com hidroxicloroquina: A Anvisa liberou a pesquisa com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19. A licença permite ao Hospital Israelita Albert Einstein e colaboradores avançarem nas pesquisas clínicas em busca da cura dessa doença, com segurança e rapidez.

Entenda a liberação de cloroquina e hidroxicloroquina: O Ministério da Saúde (MS) divulgou que disponibilizará os medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina para uso em pacientes com formas graves da Covid-19, a critério médico. A decisão foi baseada em estudos promissores que demonstram o potencial benefício do uso em pacientes graves.

Reajuste dos remédios terá adiamento de 60 dias, conforme anúncio do governo: Foi anunciado pelo twitter do presidente da república o acordo com a indústria farmacêutica, de que o reajuste anual dos medicamentos seja adiado por 60 dias. Segundo a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, o reajuste seria de 4%

Medida provisória autoriza suspensão de contrato de trabalho e redução de salário: A Medida Provisória 936 se apresenta como novo programa, mais compensatório aos empregados, após a revogação, pelo presidente, da MP anunciada na semana passada. A ação é uma medida para combater os impactos do novo coronavírus, Covid-19.

Governo capacitará profissionais de diversas áreas da saúde para combater o Covid-19: O Ministério da Saúde está promovendo a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, instituída pela Portaria nº 639/2020, no Diário Oficial da União.

Farmacêuticos também deverão ser capacitados para combater o Covid-19: Farmacêuticos do Brasil devem estar atentos à inscrição compulsória no site do Dataprev. A inscrição exigida não determina que os profissionais tenham que se voluntariar.

Sincofarma/SP convoca farmácias e drogarias de Campinas a serem pontos de arrecadação para o Banco de Alimentos durante a pandemia: A Secretaria Municipal de Assistência Social de Campinas, interior de São Paulo, está fazendo uma campanha para doação ao Banco de Alimentos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas-SP.

Empresas são notificadas pelo Procon-SP por comercializar insumos relativos ao Covid-19: A comercialização de insumos como vitamina D, difostato de cloroquina e sulfato de hidroxicloroquina desencadeou em uma notificação para oito empresas, pelo Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Decisão do STF sobre a MP 936-20, que trata das medidas para redução ou suspensão dos contratos de trabalho: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, estipulou que reduções salariais, de jornada de trabalho, bem como a suspensão temporária do contrato propostas pela MP 936 são permitidas durante a pandemia, desde que a negociação seja comunicada ao respectivo sindicato.

Medicamentos controlados poderão ter receitas com assinatura digital: Medida serve para evitar saídas de casa. As assinaturas digitais terão certificação ICP-Brasil e se aplicarão nas receitas de controle especial e prescrição de antimicrobianos.