Sincofarma SP

Soma Drogarias aposta em serviços farmacêuticos para manter crescimento de dois dígitos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-05-09 11:00:15

 

A próxima aposta da Soma Drogarias, rede associativista com mais de 569 lojas distribuídas por 16 estados, está na oferta de serviços farmacêuticos como diferencial competitivo, incluindo testes rápidos e vacinação. A meta é manter o crescimento de dois dígitos registrado nos últimos dois anos, com índices na casa dos 16% e superiores à média geral do varejo.

Filiado à Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) e com sede em Raul Soares (MG), o grupo informa que contabiliza mais de 2 milhões de clientes por mês, com uma média de R$ 420 milhões em compras anuais. Está presente em todas as regiões do país, mas sem nenhum ponto de venda em São Paulo.

A relação dos serviços farmacêuticos contempla também testes de medição de glicemia e colesterol, além de revisão medicamentosa, orientações para controle da obesidade e tabagismo, entre outros. Para implementá-los, a rede firmou uma parceria com o Clinicarx, plataforma digital especializada na gestão de serviços de saúde voltados para o mercado farmacêutico.

“Montamos um fluxograma para que o processo possa ser viabilizado dentro do varejo independente. E nossa equipe de consultores de campo fornece todos os passos e orientações que ajudam o gestor na tomada de decisão para a implementação das salas clínicas em suas farmácias”, explica Paulo Henrique Ribeiro, diretor comercial da Soma Drogarias, durante o II Workshop Retail Farma Brasil, acompanhado com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.

Segundo o executivo, desde 2018 a Soma estuda incorporar essas novidades às suas lojas e vem intensificando as capacitações para a montagem de consultórios farmacêuticos. “Nossas equipes orientam sobre a necessidade de espaço, embora o mercado farmacêutico já tenha aprendido a trabalhar com espaços menores. Queremos resgatar a figura do farmacêutico de família”, ressalta.

Ribeiro também acredita que, em um futuro próximo, poderá transformar as lojas associadas em um centro de cuidados integrado aos médicos, provendo-os com informações por meio de relatórios e exames.