Sincofarma SP

Remédio suspeito de ser usado para dopar bebês em creche não é indicado para crianças e pode até levar à morte

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-05-29 12:00:08

 

Clonazepam só deve ser usado por adultos para tratamento de ansiedade, convulsão e epilepsia.

 

A suspeita de que bebês de uma creche no interior de São Paulo foram dopados com calmantes preocupou muito quem tem filho pequeno. Pelo menos nove mães de Votuporanga (SP) procuraram a polícia e relataram sintomas parecidos nos filhos. O exame em uma das crianças indicou a presença do clonazepam na urina.

O Bem Estar conversou com médico toxicologista Sérgio Graff e ele explicou o que é o clonazepam e para que ele serve. “O remédio é usado por adultos para tratamento de ansiedade, convulsão e epilepsia. Ele age tranquilizando o sistema nervoso central”.

Como ele é um calmante, os primeiros sintomas são sonolência e moleza. Entretanto, em bebês e crianças, pode chegar a um quadro de coma e até levar à morte. O uso do clonazepam pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo – a criança pode demorar mais para falar, engatinhar, andar.

O toxicologista falou sobre alguns sinais de alerta:

  • Criança dormindo mais que o normal
  • Moleza
  • Diminuição da força muscular
  • Alteração de comportamento

Após o diagnóstico da substância no organismo, não tem o que fazer a não ser esperar. O clonazepam não fica muito tempo no organismo. Por volta de uma semana ele deve ser totalmente eliminado.