2019-01-18 10:00:08
Farmacêuticos se juntaram a grupos de voluntários em Natal, no Rio Grande do Norte, para atender moradores de rua. A ação partiu do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, onde professores e estudantes preparam kits farmacêuticos para auxiliar na higiene e melhorar a condição de saúde de quem não tem onde morar.
O farmacêutico e coordenador do curso, Gustavo Oliveira, explica que os produtos são usados no projeto Chuveiro Solidário, onde andarilhos têm acesso à estrutura para banho num carrinho reboque com chuveiros, pia, espelho, água aquecida, toalha e roupas limpas.
“Nós temos na universidade Potiguar o laboratório de manipulação – laboratório de farmacotécnica – e os alunos que estão em estágio no setor de manipulação preparam kits de higiene pessoal: sabonetes, shampoo, condicionador. E em algumas solicitações especiais a soluções com deltametrina, que é uma solução para combate de piolhos. Nós também temos alguns produtos que são manipulados para escabiose e pediculose. Então a gente também consegue atingir esse segmento de medicamentos.”
O projeto inicia com o período letivo e finaliza com o término do semestre. Anualmente, chegam a ser produzidos 1400 kits farmacêuticos para moradores de rua. A própria universidade custeia os insumos e as embalagens dos produtos. O professor Gustavo Oliveira ressalta a importância social do projeto e para a formação de quem se prepara para o mercado.
“A gente tem uma boa adesão, uma boa receptividade e isso tem estimulado inclusive que os moradores de rua façam a sua higiene pessoal com esses kits. É um projeto interessante que consegue associar o desenvolvimento acadêmico, o treino de uma habilidade, o treino de uma competência e também despertar no aluno a responsabilidade social.”
Além de coordenador do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, o farmacêutico Gustavo Oliveira é doutor em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e servidor público do Hemocentro do estado.
Este e outros áudios pedem ser ouvidos na Rádio NewsFarma: www.newsfarma.org.br.