Sincofarma SP

“Entrevista Farmacêutica” discorre sobre a acupuntura

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-03-11 11:00:08

 

O consenso do National Institute of Health, dos Estados Unidos, referendou a indicação da acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, no tratamento de várias doenças e agravos à saúde. Entre elas, estão a odontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma e outras.

Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, há anos, vem estimulando o uso da acupuntura nos sistemas de saúde dos seus países membros. No Brasil, ela foi introduzida no SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), implantada pela Portaria Nº 971, de 03 de maio de 2006. É exercida por diferentes profissionais da saúde. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) reconhece o exercício profissional da acupuntura como especialidade farmacêutica, por meio da Resolução número 353/2000.

A ENTREVISTA – A “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, ao vivo, na quarta-feira (13.03.19), a partir das 13:40 (horário de Brasília), terá por tema a acupuntura. A entrevista será veiculada, simultaneamente, pela “Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO: DR. PAULO VARANDA é farmacêutico-bioquímico com especialização em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e em Acupuntura pela Universidade de Pequim e pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, na China. É, ainda, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e coordenador do Grupo de Trabalho em MTC e Acupuntura, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional de Brasília”/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, pela internet, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da “Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.