Sincofarma SP

Tecnologia desenvolvida pela BIOTECNO salva lote de imunobiológicos que seriam descartados pela falta de energia elétrica

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-03-20 11:30:08

 

O disjuntor que abastecia a Secretaria de Saúde do município de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul, foi desligado por um vândalo que passava pelo local. O caso está sob investigação policial. O secretário de Saúde do município, Sr. Régis de Oliveira Júnior, relatou que o prejuízo só não foi maior em razão do equipamento que armazena as vacinas ter sistemas de emergência por baterias.

O caso ocorreu na unidade de Vigilância Epidemiológica do município de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a prefeitura tem instalado em sua sala de vacinas o equipamento da Biotecno desde 2012. Essa câmara de conservação foi desenvolvida para o seguro e correto armazenamento de vacinas e possui um sistema de baterias incorporado que permite que a câmara permaneça operando mesmo com a queda/falta de energia. E essa tecnologia manteve a câmara em funcionamento por 21 horas seguidas, garantindo a temperatura adequada para conservação das vacinas.

A Biotecno sentindo-se corresponsável pelo correto armazenamento das vacinas e preocupada em garantir em manter a temperatura adequada das vacinas, desenvolveu o sistema de baterias desde 2009. O refrigerador científico usado nessa unidade em Santa Cruz do Sul tem capacidade de 1500 litros e foi projetado para permitir autonomia de funcionamento por até 15 horas sem energia elétrica.

O que chamou a atenção foi que, superando as expectativas, o equipamento funcionou por 21 horas seguidas quando a fonte de energia gerada pelas baterias se esgotou e parou de funcionar. As vacinas ficaram ainda 4 horas sem refrigeração e por esta razão o lote foi encaminhado para análise de qualidade. Das 11 mil doses armazenadas, apenas 544, ou seja, menos de 5%, necessitaram ser descartadas, o restante mostrou-se adequada para aplicação na população.

A Biotecno sempre preocupada com a segurança e correto armazenamento das vacinas desenvolve várias soluções para cadeia frio. Contem conosco!