Sincofarma SP

Presidente do CFF defende mais farmacêuticos pela saúde da população

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-11-30 10:01:08

 

O seminário “Reflexões Sobre a Judicialização da Saúde: Um Diálogo Interinstitucional”, realizado hoje, 29 de novembro, e amanhã, 30, na sede do CNMP, foi o cenário de um encontro importante para a profissão farmacêutica e para os usuários de serviços de saúde. O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, foi recebido pelo desembargador federal do TRF4, Dr. João Pedro Gebran Neto. Em pauta, entre outros temas, o programa Mais Médicos.

Walter Jorge João expôs, ao desembargador, argumentos em favor de um melhor aproveitamento da força de trabalho dos farmacêuticos na garantia ao atendimento de parte das demandas da população mais carente de acesso aos serviços de saúde públicos. “Os farmacêuticos estão subutilizados e poderiam contribuir muito mais”, defendeu o presidente do CFF.

Durante o encontro, Walter Jorge João entregou o Dr. João Pedro Gebran Neto, a “Cartilha de Apoio Técnico dos Farmacêuticos na diminuição e/ou qualificação das demandas judiciais”, elaborada pelo CFF como ferramenta para auxiliar no acesso ao direito constitucional à saúde. E aproveitou para agradecer ao desembargador pela manifestação de seu reconhecimento aos farmacêuticos como profissionais essenciais à provisão de serviços nessa área.

O presidente do CFF esteve acompanhado dos membros do GT de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Marttha Franco Ramos, Carlos Sena e Everton Borges. O seminário continua amanhã (30), e o CFF será representado pelo farmacêutico Everton Borges, que apresentará aos promotores e procuradores de Justiça, as questões que envolvem a Assistência Farmacêutica e a Judicialização de Medicamentos.