2018-09-15 15:00:08
Data homenageia os consumidores e enfatiza o chamado “atendimento de excelência”.
Seu cliente é seu paciente.
O setor farmacêutico é diferenciado de qualquer outro comércio varejista. A pessoa que entra dentro de uma farmácia não está com a mesma autoestima do cliente de uma loja de sapatos, pois muitas vezes está em busca de um resultado para sua saúde.
Por conta disso, é uma pessoa que deve ser acolhida, compreendida, orientada e, principalmente, cativada para a sua confiança e respeito. Pode ser sim um cliente, mas também é um paciente. E quem está atrás do balcão de uma farmácia tem o dever de cuidar desta pessoa. Segundo a especialista em Gestão de Pessoas pela FGV, Romeika Samara, tais clientes precisam resolver seus problemas na farmácia, e o atendimento deve ser além de efetivo em solucioná-lo, mas também exceder positivamente o que o fez entrar na loja. “Seja por algo que o cliente recebeu sem que esperasse receber ou simplesmente por ter se sentido especial”, ela conclui.
O dia 15 de Setembro é assinalado como o Dia do Cliente. O comércio é indispensável para todos, com consumidores de muitos gêneros. Porém, a maior necessidade é o atendimento de excelência. Existem hoje muitas inversões de valores quando somos surpreendidos ao sermos bem atendidos, como se o descaso da maioria dos atendentes fosse algo comum. “Quando o foco não está no bom atendimento, o cliente sente-se como se fosse mais um”, diz Romeika, que enfatiza a importância do Dia do Cliente para os negócios: “Para nós que trabalhamos com o varejo, este dia foi pensado para homenagear aqueles que são muito importantes para a existência de nossos negócios. E tenho certeza que vale muito a pena ter uma forte estratégia para fazer com que esse dia seja lembrado”, completa. Por essa razão, assinale este dia como reflexão: será que receberei nota 10 do meu atendimento?
Saiba o nome do seu cliente, e trate-o pelo nome. Tente sempre recordar do resultado do seu atendimento. Se você quer fidelizar o seu cliente, seja fiel também à ele. Esses são alguns dos princípios de um atendimento de excelência! Valorize seu cliente, valorize esse dia e lembre-se que você também é um consumidor.
Muito obrigado à você cliente!
Por Angélica Saldeira e Maíra Bergamo