2018-08-10 11:00:08
Ferro, vitamina A, iodo, zinco e ácido fólico. Esses são os cinco nutrientes de maior carência no mundo.
Ferro, vitamina A, iodo, zinco e ácido fólico. Esses são os cinco nutrientes de maior carência no mundo. Mas quais os efeitos da falta deles no nosso organismo? O Bem Estar desta quinta-feira (9) falou sobre o assunto e mostrou como repor esses nutrientes. A solução é bem simples: basta ir à feira, supermercado, quitanda e apostar em uma alimentação mais natural.
O Brasil é o quinto país com maior número absoluto de obesos no mundo. Estamos consumindo cada vez mais os alimentos ultraprocessados, com baixíssimo valor nutricional. O reflexo disso é uma população malnutrida e obesa.
Saber escolher bem o que comer, especialmente em certos momentos na vida, como gravidez e infância, é fundamental para desenvolvimento dos tecidos do corpo e também para o desenvolvimento intelectual.
- Ferro: tem como função o transporte e reserva de oxigênio, desempenho cognitivo, função imunológica. A carência pode causar anemia ferropriva e é prejudicial ao crescimento e desenvolvimento físico e mental. A melhor fonte de ferro é a carne vermelha, seguida dos feijões e folhas verdes escuras.
- Zinco: importante para a manutenção da imunidade do organismo. Falta de zinco está relacionada ao retardo da maturação sexual, retardo do crescimento e queda de cabelo. Semente de abóbora e gema de ovo são boas fontes, assim como castanha de caju, carne, frango e peixe.
- Vitamina A: importante para a saúde dos olhos. Também atua na manutenção das células da pele e das mucosas, no crescimento e desenvolvimento, é antioxidante e ajuda no sistema imunológico. A carência provoca diminuição no crescimento, falta de apetite e cegueira noturna. Entre as fontes estão a carne, fígado, ovo de galinha, vegetais e frutas de cor alaranjada como cenoura, abobora e manga.
- Ácido fólico: está envolvido na síntese de material genético, atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos. A falta tem relação com a diminuição ou inibição no crescimento, susceptibilidade a infecções, perda de apetite. Melhores fontes são os feijões e folhas verdes escuras.
- Iodo: tem como função a síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4. A carência está relacionada com o bócio, cretinismo, retardo mental irreversível. Fonte natural é a água do mar, por isso os peixes marinhos têm iodo. Entretanto, o que consumimos no sal iodado já o suficiente.