Sincofarma SP

Quais são os sintomas de alerta da gripe?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-04-23 11:00:08

 

De repente, começa uma dor de garganta que vai aumentando e incomodando cada vez mais. Paralelamente vem um espirro, depois outro e outro. O olho fica pesado, o rosto vai se congestionando. O corpo começa a ficar doído, cansado, o mal-estar toma conta das ideias e tudo o que se deseja é ir para casa descansar. Vem um calafrio e uma sensação de que a temperatura esfriou e de que precisamos de um agasalho.

 

Na verdade, é a febre que está surgindo. Em algumas horas fazemos o próprio diagnóstico: gripe. Em tempo: a vacina é, de longe, a melhor prevenção. A campanha de imunização começa nesta segunda-feira (23) para os grupos de risco.

 

Na hora vem a preocupação:  a gripe de 2018 é mais ou menos incapacitante, letal, fatal ou mortal em horas por conta de um vírus novo? Existe remédio para gripe? Qual seria? Quando tomar? Todos os analgésicos e anti-inflamatórios estão indicados? Há alguns contraindicados? O que é verdade e o que são as “fake news”?

 

Com tantas informações flutuando leves livres e soltas pela internet e nos grupos de WhatsApp, fica difícil saber o que fazer.

 

Resultado: quem está com sinais e sintomas de gripe fica perdido, inseguro, sem saber qual orientação seguir e fica também, principalmente, muito preocupado.

 

Vamos tentar ajudar

 

Há grupos em que a gripe pode incidir com mais intensidade e risco: crianças com menos de 5 anos de idade, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas. Estas pessoas, quando acometidas por quaisquer sinais como febre, mal estar, congestão, tosse, dor no corpo, dor de cabeça ou de garganta devem procurar atendimento médico rapidamente. Sim, quanto mais cedo melhor, uma vez que se houver indicação de tratamento, é importante que o medicamento seja administrado logo no começo dos sintomas para atenuar o quadro e minimizar o risco.

 

Quem está fora do grupo de risco deve também procurar atendimento médico, especialmente se souber que teve contato com alguém com gripe pelo Influenza A ou B e/ou se os sintomas forem de moderados ou intensos.

 

Os sintomas de alerta na gripe são febre alta, dor de cabeça importante, dor de garganta com dificuldade para engolir, dores pelo corpo, cansaço e muita tosse. Nestas circunstâncias, vá ao Pronto Socorro.

 

Importante lembrar que alguns medicamentos são contraindicados em casos de gripe e de outras viroses, como é o caso do ácido acetilsalicílico. Por isso, é importante ter orientação profissional para se medicar.