2018-04-27 14:00:08
Aconteceu ontem, (26), a palestra sobre o Futuro da Farmácia Independente, que trouxe muitas soluções e estratégia para as pequenas empresas do comércio varejista farmacêutico de como entender e conquistar, para fixar o seu espaço diante da realidade do mercado. E o resultado deste encontro foi o associativismo.
O evento aconteceu na plenária da Fecomercio SP que reuniu aproximadamente 100 proprietários de drogarias da grande São Paulo e interior do estado. Iniciando com o palestrante Paulo Paiva, vice-presidente da Close-Up Internacional, foi apresentado importantíssimos dados de mercado: “Eu entendo que a importância principal é saber que existem informações disponíveis, e que eles podem, através do uso destas informações, gerir melhor o negócio deles. O nível de concorrência hoje é altíssimo”, esclarece o conceituado palestrante em declaração.
A participação das independentes é uma fatia relevante para o mercado, onde foi mostrado na palestra que em cidade com população acima de 300mil habitantes, o mercado farmacêutico foi o que mais cresceu em receita (12,4%). Já nas cidades menores tem um crescimento superior a grandes centros. As que são inclusas como associativistas, crescem acima do mercado em cidades de todo porte.
Um dos pontos a chamar a atenção foi das Associativistas que crescem mais nos produtos de prescrição, principalmente devido aos genéricos, enquanto as grandes redes são impulsionadas pelos produtos exclusivos. E entre os MIPS, o crescimento deste canal também se deve principalmente a genéricos, que puxa o crescimento dos NMED.
Ainda em entrevista ao Sincofarma, Paulo Paiva comenta que, “O que acontece fora da farmácia é também relevante para ele (empresário) saber tomar decisão interna que foi afetado por problemas do mercado”.
PRESIDENTE DÁ EXEMPLO
Com suas lojas inclusas no sistema de associativismo, o presidente do Sincofarma/SP, Natanael Aguiar Costa, apresenta o Grupo Multifarma como sendo uma saída para a sobrevivência do pequeno no panorama do mercado. Assim, Nilson Tinoco, diretor de expansão do Grupo, explicou sobre o associativismo.
Em sua apresentação, foi colocado modelo de categoria, comportamentos, como a indústria investe nas redes e o porquê do pouco investimento nas independentes, assim como o fundamental papel da Associação.
A análise do comportamento do consumidor, perfil de vendas entre outras preocupações, é um dos pontos de consultoria que o grupo oferece ao associado, que prometeu não necessitar de muito investimento nem grandes mudanças nas lojas que aderem ao sistema, como também, da não obrigatoriedade do empresário com o associativismo do grupo, podendo sair a qualquer momento.
A missão do Grupo Multifarma é contribuir para a sobrevivência e competitividade do varejo independente, buscando melhores condições comerciais, inovações tecnológicas, poder de negociação, melhores taxas de cartão de crédito e plano de trade.
Sendo uma das fundadoras da ABRAFAD, a rede Multifarma soma mais de 480 lojas em todo o Brasil. Veja abaixo algum dos serviços que o grupo oferece aos seus associados:
- Assessoria (financeira, de marketing e contábil);
- PBM (instalação e assessoria contínua);
- Treinamento de equipe de vendas;
- Descontos especiais nos distribuidores nacionais e regionais;
- Operações logísticas (negociando diretamente com a indústria)
- Cartão de crédito e débito com taxas reduzidas;
- Recarga de Celular
- SISTEMA PRÓPRIO E EXCLUSIVO PARA: Compras via Distribuidor e diretamente com Indústrias (integração com VANs e Distribuidores)
- Tabloides mensal
- Campanha de vendas interna
A força da farmácia independente está na União, e com uma grande preocupação em ajudar o pequeno, o Sincofarma está apostando neste grupo como uma solução de associativismo. Mais informações entre em contato através do nosso telefone (11) 3224-0966 ou e-mail comunicacao@sincofarma.org.br .