2017-12-27 10:00:08
São dois os tipos de gastrite: a orgânica e a funcional. Entenda o que é a bactéria H. Pylori.
O que pode causar a dor de estômago? O Bem Estar desta quarta-feira (27) mostrou que as causas podem ser variadas, como úlcera, gastrite, pedra na vesícula e verminosas. Para falar sobre o assunto, convidamos o gastroenterologista Ricardo Barbutti e o oncologista Felipe Fernandez Coimbra.
São dois os tipos de gastrite, no popular dado a qualquer desconforto gástrico: a orgânica, que pode ser causada por problema químico, bioquímico, inflamatório, infeccioso ou anatômico; e a funcional: conhecida como gastrite nervosa.
H. Pylori
Estima-se que 50% da população mundial tenha essa bactéria no estômago. No Brasil pode chegar a 70%. Segundo o gastroenterologista Ricardo Barbutti, a maioria das pessoas que tem a inflamação não tem sintomas.
O diagnóstico é feito através de exames, como endoscopia, fezes, sangue e teste respiratório com cápsula de ureia. Já o tratamento é feito com antibiótico.
Câncer gástrico
O câncer de estômago costuma ter diagnóstico tardio por duas razões: falta de acesso à um bom serviço de saúde ou demora para buscar ajuda. No início ele pode não dar sintomas, mas em geral dá gastrite, má digestão, queimação e emagrecimento.
Veja os fatores de risco para o câncer de estômago:
- Bactéria H. Pylori
- Gastrite crônica atrófica
- Pólipos no estômago
- Alimentação inadequada
- Familiares de 1º grau com câncer de estômago
- Tabagismo