2017-07-10 13:00:08
Brasil representa 7,1% do consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ocupando o quarto lugar no ramo atrás dos EUA, China e Japão. Considerado um marco no calendário da beleza, 12º Congresso Consulfarma aconteceu de 6 a 8 de julho no Palácio das Convenções no Anhembi
São Paulo – Apesar do conturbado cenário político e econômico, o Brasil continua exercendo posição de destaque no consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segundo dados da Euromonitor, publicados no Panorama 2016 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O país ocupa a quarta posição no gasto com esse tipo de produto no mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. “Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 7,1% do consumo mundial de produtos para essa finalidade. Dessa forma, o Brasil, apesar dos problemas econômicos, reforça sua importante participação nesse tipo de consumo”, comenta Lucas Portilho, diretor científico do Congresso Consulfarma, evento que está na sua 12º edição e é responsável pelo lançamento de diversas tendências em nutri e dermocosméticos.
Lucas, que é farmacêutico e pesquisador em Cosmetologia, destaca que um dos motivos para a posição brasileira no mercado mundial está relacionado com a vaidade. “O aumento da expectativa de vida trouxe, juntamente com a influência midiática, a necessidade de conservar uma impressão de juventude”, afirma. “Surgem a todo momento novidades contra as rugas, flacidez e todo tipo de cuidado com a pele”, argumenta.
De acordo com o panorama, existem no Brasil mais de 2.500 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Dessas, quase 1600 estão no Sudeste. O panorama destaca o crescimento do mercado brasileiro nos últimos 20 anos e cita como motivos: “a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade; e os lançamentos constantes de produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado”. O Congresso Consulfarma é reconhecido no setor por trazer novidades e tendências, com lançamentos do setor magistral que influenciam as indústrias cosméticas. “Antes de um cosmético chegar às prateleiras, ele passa pelo setor magistral, que consegue produzi-lo com até dois anos de antecedência, porque a base de qualquer produto é o princípio ativo, que chega na farmácia de manipulação antes de ir para a indústria”, explica Lucas.
12º Congresso Consulfarma — O evento acontece no Palácio das Convenções, no Anhembi (SP), de 6 a 8 de julho e reúne novidades como: flocos de neve que efervescem (em contato com a água) e esfoliam a pele, cosméticos pré-Selfie, boné de LED para crescimento capilar, prendedor de cabelo antipiolho, kit HD Protection para cuidar da saúde e beleza em ambientes digitais, bala Teck Neck (para tratar rugas no pescoço por uso do celular), lifting de vinho de gelo, sabonete em comprimido e até drink que aumenta a libido. De acordo com Lucas Portilho, além da cosmeteria (ambiente onde o visitante pode escolher o melhor creme totalmente personalizado para sua pele), perfumaria (personalização de fragrâncias), o 12º Congresso Consulfarma traz de maneira inédita a Innovation Zone — área especialmente voltada para o desenvolvimento de tendências altamente tecnológicas no campo dos dermocosméticos e nutricosméticos. “Dessa forma, o Congresso Consulfarma consolida sua posição de vanguarda no lançamento de tecnologias dermo e nutricosméticas associadas à saúde, beleza e bem-estar”, afirma.