2017-03-17 13:20:54
Medicamento é utilizado para o tratamento da infecção pelo HIV. Nova apresentação reduzirá o número de comprimidos ingeridos, diariamente, pelos pacientes
A recomendação tem como base reunião, realizada no 2 de fevereiro, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)
Comprimidos de 200 mg do antirretroviral Etravirina serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da infecção pelo HIV. A determinação do Ministério da Saúde foi publicada, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial da União.
A recomendação tem como base reunião, realizada no 2 de fevereiro, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Na ocasião, a decisão foi deliberada por unanimidade.
De acordo com o órgão, atualmente, encontra-se disponível na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais apenas a apresentação de 100 mg do antirretroviral para uma tomada diária de dois comprimidos.
Frente a isso, a apresentação Etravirina 200 mg reduzirá o número de comprimidos ingeridos diariamente, em combinação com outros antirretrovirais que compõem seu regime terapêutico. A comodidade posológica contribui para adesão ao tratamento.
Dados da comissão indicam que, em junho de 2016, cerca de 2.200 pacientes utilizavam a Etravirina em seu esquema terapêutico.