As vendas no WhatsApp já respondem por 50% das movimentações digitais das farmácias brasileiras e vêm contribuindo para mudar o patamar financeiro de algumas redes regionais. Segundo a Pedbot, plataforma de chatbot para o varejo farmacêutico, as empresas que aderiram à sua ferramenta conseguiram dobrar o faturamento médio anual.
“Ao conectar o número de celular da loja no Pedbot, a varejista tem acesso a uma série de benefícios. A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, o que diminui o tempo de espera do consumidor”, explica o CEO Rudy Tedeschi.
Presente em cerca de 1 mil PDVs de 24 estados, o Pedbot organiza as mensagens recebidas por ordem cronológica, dando prioridade ao cliente que chegou primeiro, além de mostrar há quanto tempo ele está esperando para ser atendido. O sistema também conta com uma triagem, onde é possível dividir os atendimentos de maneira automática, direcionando o chamado para o departamento correspondente, seja o financeiro ou para falar com um farmacêutico.
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Novo patamar de faturamento com vendas no WhatsApp
Com uma venda mais assertiva, a ferramenta tem contribuído para elevar a receita das varejistas. Tiago Sganderla, diretor da rede associativista Vida Farmácias e proprietário de três lojas nas cidades gaúchas de Tenente Portela e Palmitinho, viu o faturamento das suas unidades aumentar em 30% nos 18 meses em que está usando a plataforma.
“Testamos diversas ferramentas e nenhuma delas tinha um pós-venda na qual pudéssemos ter informações sobre os medicamentos de uso contínuo do consumidor ou um feedback se ele recebeu as mensagens enviadas. O Pedbot foi a virada de chave na televenda, o que facilitou a gestão das entregas”,
explica.Segundo o executivo, o número de atendimentos aumentou em 300%, com uma média de 35 a 40 clientes por dia. “Hoje conseguimos criar uma estruturação mensal de campanhas ou disponibilizar uma pesquisa de satisfação ao final do atendimento”, ressalta Sganderla. O próximo passo será montar uma central de atendimento a fim de facilitar as demandas e viabilizar o investimento em redes sociais.
Já para a mineira Droga Rede, que conta com 12 farmácias nos municípios de Divinópolis, Nova Serrana e Barbacena, o chatbot conseguiu organizar as mais de 7.400 mensagens recebidas mensalmente no aplicativo.
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“Inclusive, uma média de 500 clientes que deixavam de ser atendidos no telefone fixo por conta do grande fluxo de ligações acabou migrando para o WhatsApp pelo fator agilidade. Nesse cenário, com o apoio do PedBot, aumentamos em 100% as vendas por meio de delivery, em menos de dois anos”,
afirma Leonardo Queiróz Gomes de Oliveira, supervisor da central de atendimento da drogaria, que mantém oito atendentes e prevê contratar mais seis em 2023.
Entre as vantagens que o executivo enfatiza está a possibilidade de selecionar o tipo de serviço prestado ao final do atendimento, com inserção do valor da venda. “Com isso conseguimos mensurar o faturamento específico que ocorreu dentro da plataforma. Hoje, a minha venda é praticamente a receita de uma loja física”, acrescenta Oliveira.
As farmácias interessadas em conhecer a Pedbot devem enviar um e-mail para vendas@pedbot.com.br ou enviar uma mensagem para o WhatsApp 14/99129-5361.
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Fonte: Panorama Farmacêutico