Com a estratégia certa, você aumenta as vendas na farmácia, fideliza o cliente e ainda se diferencia no mercado em época de Black Friday.
Não há dúvidas de que o consumidor está mais exigente. A quantidade de informações recebidas influencia no aumento da expectativa e atenção a detalhes dos produtos ou serviços que consome. Por isso, é essencial buscar soluções para fidelizá-los e aumentar as vendas no varejo aproveitando a Black Friday, por exemplo.
Essa é uma ótima chance para encontrar mais competitividade, se diferenciar no mercado e criar oportunidades diante das dificuldades. Você pode oferecer o que seu público espera, mantendo resultados positivos.
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Veja 11 dicas para aumentar as vendas a partir de agora:
1. Monitore o mercado de maneira completa
É imprescindível acompanhar as informações do mercado, principalmente as que podem engajar seu público. Isso significa:
- Projetar cenários.
- Monitorar as notícias.
- Acompanhar a concorrência.
Esse cuidado é fundamental para auxiliar na tomada de decisão, conseguir mais efetividade nas ações e planejar as melhores maneiras de aumentar as vendas no varejo.
2. Invista em marketing digital
Ampliar as conversões e reduzir os custos devem andar lado a lado. Tanto em cenários de crise quanto em tempos de tranquilidade, é preciso criar estratégias para melhorar os resultados sem impactar a saúde financeira do negócio. Pensando nisso, uma boa alternativa é investir em marketing digital.
Com essa tática, você pode manter uma comunicação próxima do público e economizar, pois, as estratégias de marketing digital custam menos que a publicidade tradicional, oferecendo retorno positivo.
Para aproveitar todo o potencial dessa tática, o recomendado é elaborar um planejamento completo das ações de marketing para determinado período.
3. Priorize o atendimento
A experiência do cliente é primordial para aumentar as vendas. Isso diferencia seu negócio, considerando que os clientes valorizam o atendimento personalizado e humanizado.
É importante treinar o time para que o consumidor tenha suas necessidades consideradas e atendidas.
Vale investir em uma abordagem consultiva e empática, colocando o cliente no centro da experiência para que a jornada de compra seja favorável.
4. Considere usar o e-commerce
As vendas virtuais aumentam o alcance de público e diminuem os custos operacionais para consolidar uma venda.
Em momentos de crise, isso faz a diferença nos resultados, além de ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes que não tomaram essa iniciativa.
O ideal é estruturar uma atuação de e-commerce integrada à experiência física. As necessidades do cliente podem ser atendidas de maneira mais eficaz e ágil quando há versatilidade no momento de compra.
Algumas possibilidades no e-commerce são as vendas pelo WhatsApp, redes sociais ou delivery.
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5. Reforce o valor do produto ou serviço
Uma das soluções mais comuns nas vendas em varejo é efetuar promoções ou baixas no preço, mas essa pode não ser a melhor alternativa. Foque em reforçar o valor agregado do produto ou serviço oferecido.
A proposta é demonstrar os diferenciais da oferta e como ela pode ajudar.
Com uma comunicação eficiente, há mais chances de convencer o público. Não apenas no momento da compra, isso pode facilitar a fidelização dos clientes, favorecendo que eles comprem novamente.
6. Aumente a perspectiva do custo-benefício
Atue para ampliar o custo-benefício ligado à compra. Assim, as pessoas sentem que recebem mais pelo mesmo valor, o que permite aumentar as vendas no varejo.
Uma forma de fazer isso é ao criar uma estratégia de cashback. Nessa tática, parte dos valores gastos retorna em formato de descontos ao cliente, permitindo a fidelização do consumidor e satisfação com a experiência de compra com a marca.
7. Fidelize os clientes
A fidelização de clientes é importante para garantir que aquele consumidor volte e compre novamente, em vez de focar apenas em obter consumidores novos.
Além de aumentar as vendas, o custo de aquisição diminui. Com um programa de cashback e outros recursos de fidelidade, as pessoas se interessam em realizar novas compras.
Por isso, então, é fundamental caprichar no atendimento e fortalecer o relacionamento. Quanto mais próximo e efetivo for o contato, maiores são as chances de retenção do consumidor.
8. Utilize um CRM
Por falar em fidelização e relacionamento, essa tecnologia pode auxiliar, e muito.
Nesse sentido, o melhor é implementar o uso de um CRM em sua estratégia de gestão de clientes, com foco na recorrência das compras.
O sistema registra informações relevantes sobre o público, permite a segmentação e ajuda a aumentar as vendas no varejo.
9. Defina suas metas de vendas para a Black Friday
Outro passo importante para aumentar as vendas no varejo é definir metas. No entanto, não basta se basear apenas no que você espera para determinar esses números.
É de suma importância avaliar uma série de variáveis para criar metas que sejam alcançáveis.
Do contrário, nem mesmo a equipe de vendas se manterá motivada para conquistar os objetivos propostos.
Avalie a época do ano, a oferta e a demanda do mercado, pesquise sobre a concorrência e estude a fundo o que seus produtos ou serviços podem oferecer.
A partir disso, ficará mais fácil enxergar as metas que deverão ser batidas em um futuro próximo.
10. Desenvolva um plano de ação efetivo
Lembre-se de desenvolver um plano de ação que seja efetivo. Se o seu cliente decidiu procurar por sua empresa, você já tem essa vantagem perante a concorrência. Entretanto, isso não é suficiente para que você garanta a venda. É fundamental que você tenha um plano que foque em:
- Definir um preço interessante.
- Procurar ajuda do canal mais favorável.
- Oferecer o serviço adequado para o cliente certo.
Ter a resposta para cada um desses itens é o primeiro passo para você saber o que fazer.
Para completar, vale a pena ouvir seu cliente, colher feedbacks e realizar pesquisas.
Assim, então, você ouve o que ele tem a dizer e sabe como modelar seu plano de modo a atender às necessidades do público de maneira satisfatória.
11. Nas vendas da Black Friday também aposte na tecnologia
Vá além das opções tecnologias tradicionais para aumentar as vendas e considere o uso de softwares completos e integrados, que facilitam a análise dos dados e tomada de decisões acertadas. Investir em plataformas para organizar pedidos, estoque e documentação é uma maneira de deixar informações mais organizadas, agilizar entregas e poupar tempo.
Essas são as principais dicas para aumentar as vendas no varejo.
Para ter sucesso, é preciso dedicação e planejamento.
Aproveite que você já sabe por onde começar e trace suas estratégias para desenvolver mais competitividade, fidelizar clientes e impulsionar suas vendas nessa Black Friday.
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Fonte: Guia da Farmácia