Esses profissionais seguem evoluindo junto com o canal farma como um todo, tendo responsabilidades além da dispensação de medicamentos.
Hoje, dia 20 de janeiro, é comemorado o dia do farmacêutico, e há muitas razões para celebrar.
Afinal, há tempos vemos os farmacêuticos serem exaltados na cadeia da saúde e não é para menos. Esses profissionais seguem evoluindo junto com o canal farma como um todo, tendo responsabilidades que vão muito além da dispensação de medicamentos.
Leia também: Sebrae registra 29 mil novas farmácias no Brasil em três anos
Profissional capacitado para atuar em diversas áreas, o farmacêutico tem importância fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. Com presença de destaque na indústria farmacêutica, em programas de educação de saúde, nas UBSs e farmácias, é ele quem garante o acesso e orientação para o uso correto dos medicamentos.
Especialmente em tempos de pandemia, essa importância ganhou ainda mais força, que foi elevada, igualmente, entre todos os profissionais da área da saúde.
“Tivemos mudanças no comportamento de compra de medicamentos e produtos para a saúde e também um aumento do número de ‘desinformações no mercado’. Nesse sentido, a capacitação técnica do farmacêutico se tornou ainda mais importante, pois o período exigiu desse profissional maiores ações de educação em saúde e atenção farmacêutica”, afirma explica o gerente de Inovação e Pesquisa Clínica da Prati-Donaduzzi, Liberato Brum Junior.
Aliás, na farmácia, como último elo do paciente com o seu tratamento, os farmacêuticos se tornaram os responsáveis por manter e mostrar a importância da adesão ao tratamento; orientar para a automedicação responsável; esclarecer fake news que podem colocar a saúde em risco; e acompanhar a trajetória do paciente com medidas de orientação e prevenção.
“O farmacêutico é um profissional de suma importância, seja orientando a população em relação a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e também ao uso correto de medicamentos de modo geral”, explica Brum Junior.
Freepik
Portanto, este Dia do Farmacêutico se torna um momento de comemoração e também de reflexão. A pergunta que fica é: qual será o futuro deste profissional no mercado e o que será necessário para ter sucesso na carreira?
Segundo o gerente da Prati-Donaduzzi, as funções do farmacêutico vão muito além dos balcões das farmácias. “Na indústria farmacêutica, conforme Resolução Nº 734/2022 do Conselho Federal de Farmácia, é de competência privativa do farmacêutico toda a responsabilidade e gestão do processo de fabricação e procedimentos para autorização e manutenção dos medicamentos. Nesse contexto, o farmacêutico atua em diversas etapas, como por exemplo, aquisição de matérias primas, produção de medicamentos, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e a farmacovigilância, entre outros. Desta forma, ele é o especialista que assegura o acesso dos pacientes a medicamentos que tenham segurança e eficácia terapêutica”, diz Brum Junior.
Além disso, o farmacêutico é primordial na conscientização contra a automedicação, um dos maiores riscos à saúde das pessoas. “Ele é o profissional habilitado para mitigar este problema, através do aconselhamento aos pacientes, orientando-os sobre o uso correto dos medicamentos, visando melhorar os efeitos terapêuticos e também reduzir a probabilidade de eventos adversos e toxicidade. Em outras palavras, o farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento para pacientes e também para outros profissionais de saúde”, explica o gerente da Prati-Donaduzzi.
O executivo também defende que a pandemia acabou impondo um aumento na utilização de plataformas online, o que impactou na função do profissional de farmácia. “Isso permitiu acesso a outras empresas, fornecedores, clientes de forma mais rápida. Várias atividades têm potencial de serem desenvolvidas na modalidade remota, contribuindo ainda mais para que o farmacêutico assuma a sua posição estratégica nos serviços de saúde”, diz Brum Junior.
Foto: Sincofarma/SP
Fonte: Guia da Farmácia