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Estudo avalia engajamento digital das farmácias do interior de SP

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Com ativo de cerca de 192 mil seguidores, quatro farmácias do interior de São Paulo destacam-se no engajamento digital das redes do varejo farmacêutico. É o que aponta um estudo exclusivo da consultoria Zeeng, especializada em monitorar a performance online das marcas.

 

Ativo digital das farmácias do interior de SP

 

Mesmo com uma soma de fãs bem inferior às 2,6 milhões das farmácias gaúchas, as farmácias do interior sustentam um escore médio relativamente próximo – 3,28 contra 4,55. Além disso, estão muito acima do desempenho das varejistas do Paraná. A nota atribuída pela consultoria leva em consideração a audiência das postagens nas redes sociais (peso 4), a veiculação de notícias na web (3,5) e o posicionamento no Google Analytics (2,5) no período de novembro do ano passado a janeiro de 2023.

 

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“A pontuação média revela que as redes paulistas demonstram competência ao capitalizar seus seguidores, embora identifiquemos defasagens dessas empresas em cada um dos quesitos avaliados”, pondera Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

 

Escore digital das farmácias do interior de SP

 

Site e redes sociais puxam engajamento da Farma Ponte

 

Líder entre as farmácias do interior de São Paulo, a Farma Ponte tem no seu site e nas redes sociais as principais âncoras do engajamento digital, respondendo por 77% do escore. O resultado reflete iniciativas como a implementação de um super app em 2020, aglutinando delivery, e-commerce e hub de saúde. “Inclusive, a percepção positiva da nossa marca ganhou força com a incorporação a marketplaces como Consulta Remédios, Farmácias APP, iFood e Submarino”, conta o presidente Luiz Marcos Caramanti.

 

Dos 48 mil fãs da Farma Ponte nas mídias sociais, 43K estão no Facebook. “Mas temos visto uma atenção crescente com veiculações no Instagram, que concentraram 40% das postagens nos últimos 90 dias. E a oferta de assistência clínica tem sido bem explorada, com posts de 6,5 a 7K, focados em datas especiais como Dezembro Laranja e Janeiro Branco e com a participação de um farmacêutico”, ressalta Eduardo Prange.

 

Notícias na internet dão fôlego à Drogal

 

A Farma Ponte, no entanto, tem nota abaixo de 1 quando o assunto é o volume de notícias na internet – 59. Com 257 inserções, a Drogal é primeira colocada no quesito, além de ter escore expressivo de 1,58 em web analytics. “A rede consegue ganhar autoridade de marca com foco em divulgação à imprensa e um site com bons atributos no que se refere à encontrabilidade”, resume Prange.

 

Mas os indicadores da Drogal poderiam ser mais substanciais com a presença no Facebook. Sem página no FAcebook, a empresa figura majoritariamente no Instagram, com 37K.

 

Total ganha relevância na mídia social e na imprensa

 

Já a Drogaria Total, bandeira administrada pelo Grupo Total, tem o maior equilíbrio de pontos nos escores das redes sociais, divulgação de notícias e web analytics, totalizando 3,21. Foram 139 notícias no período, incluindo divulgações em grandes mídias como Exame e IstoÉ Dinheiro.

 

O número de posts veiculados chegou a 87, o maior entre as farmácias do interior de São Paulo. Também chama a atenção o maior percentual de tráfego no mobile – 97,2%. “É um volume resultante especialmente de um intenso esforço em mega campanhas promocionais”, observa Prange. Como ressalva, o consultor entende que ter uma conta comercial no Twitter ajudaria a aprimorar o posicionamento digital da rede.

 

Bem no web analytics, mas ausente na imprensa

 

A Drogão Super, por sua vez, é a que menos aproveita seu expressivo ativo social, apesar de ter atraído quase 93 mil visitantes no site entre novembro e janeiro. “Não atribuímos nota para as notícias pela absoluta ausência da empresa em mídia espontânea. Mas existe potencial para melhoria, a julgar pelo engajamento de 2,19% em um vídeo sobre o primeiro encontro gerencial, em 1º de novembro”, conclui.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Panorama Farmacêutico