Sincofarma SP

5 estratégias para o crescimento da sua farmácia/drogaria

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
O mercado farmacêutico é sempre procurado pela população e continua em expansão.

 

29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, sendo que 85% representam as pequenas e médias empresas, segundo dados do Sebrae. Com o crescimento, as farmácias precisam pensar em modelos de gestão e estratégia para atenderem as demandas da sociedade sem deixarem de lucrar, mantendo as portas abertas.

 

Leia também: Preços dos remédios apresentam recuo de 2,66% em janeiro

 

Pensando nisso, a Funcional Health Tech separou cinco estratégias que as farmácias independentes podem adotar:

 

Freepik

 

  1. Profissionalização da gestão financeira – A área financeira é fundamental para manter o negócio girando e não ter prejuízos. A gestão deve ser feita por um profissional qualificado, e a parte financeira precisa estar sempre em observação de gestores e no planejamento estratégico da farmácia;
  2. Estoque em dia – Para deixar os clientes satisfeitos e fidelizados, o estoque de remédios, produtos de higiene e dermocosméticos deve estar sempre abastecido. Utilizar softwares de controle pode auxiliar para uma melhor visualização e deixar o trabalho do estoque mais prático;
  3. Estar atualizado e sempre inovar – É sempre importante acompanhar o mercado e ver quais os produtos que mais estão sendo vendidos, colocando-os em estratégias focadas na atração e retenção dos clientes. Também, pode ser um diferencial vender marcas não muito encontradas nos concorrentes;
  4. Aposte em benefícios que atraem e fidelizam os clientes – O consumidor quer se sentir único e importante dentro de um estabelecimento e trazer benefícios específicos auxilia na atração e na recomendação da farmácia. A Funcional Health Tech disponibiliza o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), um guarda-chuva com diversos produtos que vêm revolucionando o uso de tecnologia na saúde brasileira. Dentre os benefícios oferecidos pelo PBM estão produtos que oferecem descontos, fidelizam e facilitam a adesão da população ao tratamento medicamentoso. Apenas em 2021, por exemplo, pacientes diabéticos que compraram em farmácias parceiras da Funcional Health Tech tiveram uma economia de R$ 194 milhões na compra de medicamentos relacionados à doença;
  5. Cuide bem da sua equipe – Faça uma gestão humanizada dos seus funcionários e tenha bons líderes e gestores para apoiá-los. Com colaboradores satisfeitos, eles vão se sentir bem e render mais nas suas atividades e na relação com o cliente.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia