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Saiba como usar os POPs na sua farmácia e veja como eles podem contribuir para melhorar a administração da sua drogaria.
Saber como usar os POPs na sua farmácia pode fazer a diferença na gestão e nos resultados da loja. Tratam-se de documentos imprescindíveis para que esse estabelecimento funcione.
Junto com o Manual de Boas Práticas da Farmácia, os POPs descrevem as atividades de forma sequencial, detalhando todas as etapas envolvidas na operação.
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Mas afinal, o que são POPs?
Antes de tudo, é interessante abordamos o que são os POPs na sua essência.
O Procedimento Operacional Padrão (POP) possui o objetivo principal de roteirizar as condutas dos processos dentro da farmácia. Isso é muito importante para criar um padrão organizacional na loja.
Além disso, os POPs também contribuem para que qualquer funcionário consiga exercer a função da forma correta.
Os POPs são obrigatórios?
Assim como o certificado AFE da Anvisa, os POPs também são obrigatórios nas farmácias e são cobrados pela Vigilância Sanitária para o licenciamento.
Inclusive, de acordo com a RDC 44/09, os POPs devem ser mantidos pelas farmácias por um período mínimo de 5 anos. Quer conhecer quais são os principais? Então confira abaixo:
1 – Manutenção das condições higiênicas e sanitárias;
2 – Aquisição, recebimento e armazenamento dos produtos de comercialização permitida;
3 – Exposição e organização dos produtos para comercialização;
4 – Dispensação de medicamentos;
5 – Destinação dos produtos próximos ao vencimento;
6 – Utilização de materiais descartáveis e sua destinação;
7 – Destino dos produtos com prazo de validade vencidos;
8 – Utilização do termo-higrômetro e monitoramento e determinação da temperatura e umidade relativa;
9 – Descrição e atribuições;
10 – Armazenamento de produtos corrosivos e inflamáveis ou explosivos;
11 – Limpeza geral;
12 – Higienização das mãos.
POPs
Desenvolvendo POPs na sua farmácia
É essencial preencher cada um dos documentos com muita atenção, uma vez que eles devem estar adequados à realidade do seu estabelecimento.
Após atualizar o cabeçalho com o número do POP, a versão e a data, todos os responsáveis devem assinar a página de assinaturas. Além disso, sempre que houver alguma alteração nos procedimentos, também é importante que sejam registrados no histórico do documento.
Por fim, mas não menos importante, é imprescindível realizar treinamentos com todos os colaboradores. Ao finalizar, o registro com a assinatura dos participantes também deve constar na planilha.
Diferenças entre POPs e Manual de Boas Práticas
É muito comum que surjam dúvidas sobre as diferenças entre o POP e o Manual de Boas Práticas. Veja abaixo o que muda entre cada um deles:
O Manual de Boas Práticas também é um documento exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e prevê que a loja deve estar de acordo com as regras nas etapas de produção.
Além disso, o MBP também tem como função descrever de que forma as tarefas deverão ser executadas para alcançar a qualidade esperada pelos clientes do estabelecimento.
Em contrapartida, os POPs servem como um “guia” de processos, que pode ser consultado pelos funcionários da farmácia e precisa ser atualizado constantemente.
Ele se pauta nos seguintes requisitos:
– Nome
– Objetivo
– Documento de referência
– Local
– Descrição das Operações
– Fluxograma
– Responsável
– Data de atualização