Com o aumento da concorrência no mercado farmacêutico, torna-se fundamental que as farmácias invistam em estratégias de marketing para se destacarem e, por conseguinte, aumentar suas vendas.
A seguir, consultores da Rede Soma, apresentam 10 estratégias de marketing para a farmácia vender mais, tanto online quanto off-line – além de fidelizar clientes, conquistar novos e aumentar a lucratividade
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*Serviços diferenciados
Além de medicamentos, ofereça serviços adicionais que possam agregar valor para o cliente, como testes rápidos, vacinas e orientações farmacêuticas.
*Invista em programas de fidelidade
Crie programas de fidelidade que incentivem o retorno dos clientes à farmácia, oferecendo descontos, brindes, prêmios, cashback e outras vantagens.
*Destaque-se nas redes sociais
Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, interagir com os clientes e criar um relacionamento mais próximo e pessoal.
*Disponibilize conteúdo relevante
Crie conteúdo relevante e informativo em suas redes sociais, como dicas de saúde, informações sobre medicamentos e orientações de uso.
Sucesso na farmácia
*Distribuição de brindes com a logomarca da farmácia
A distribuição de brindes é uma estratégia comum e bem-sucedida no marketing de farmácias. E opções variadas estão disponíveis – como chaveiros, canetas, copos personalizados e lixas de unha. A ação pode, inclusive, ser combinada com a compra de produtos de perfumaria. Papéis podem ser colocados em balões presos ao balcão, para que os clientes descubram o brinde ao estourá-las.
*Estimule a recomendação de clientes
Incentive os clientes a indicarem sua farmácia para amigos e familiares, oferecendo descontos ou outras recompensas.
*Invista em relacionamento com médicos e profissionais de saúde
Crie parcerias com médicos e outros profissionais da área para indicar sua farmácia como opção de atendimento e oferecer serviços diferenciados.
*Ofereça atendimento personalizado
Ofereça um atendimento personalizado e humanizado aos clientes, criando um relacionamento de confiança e fidelidade.
*Tenha uma equipe qualificada e motivada
Invista em treinamentos e capacitações para a equipe de colaboradores da farmácia, motivando-os a prestar um atendimento de qualidade e excelência.
*Promova a sua farmácia em eventos do seu bairro
Para tanto, ofereça palestras sobre saúde e prevenção de doenças. Se possível, use uma tenda inflável para oferecer serviços como aferição de pressão e testes de glicemia. Aproveite a oportunidade para distribuir brindes e divulgar seu negócio.
Como podemos ver, existem diversas estratégias de marketing que podem ajudar sua farmácia a vender mais e a fidelizar os clientes. Além disso, é importante lembrar que o investimento em marketing deve ser constante. E a análise de resultados é fundamental para verificar se as estratégias adotadas estão trazendo os resultados esperados. Portanto, escolha as estratégias que mais se adequam ao seu público e ao perfil da sua farmácia e comece a colocá-las em prática.