Este curso é destinado a profissionais de farmácia, para a qualificação das Técnicas de Aplicação de Medicamentos, conforme as regulamentações da ANVISA. Eleito como “Melhores Boas Práticas” pela CNC. Inclui parte teórica e prática da segurança de medicamentos, cálculo de dosagens, interações medicamentosas e reações adversas.
Objetivo
Qualificar o profissional, mediante um Curso TEÓRICO-PRÁTICO, a compreender as legislações pertinentes para a administração de medicamentos injetáveis, em farmácias, segundo a Lei n.º 5.991/1973, a RDC n.º 44/2009 da Anvisa e a RDC n.º 499/2008 do CFF. Apresentar e permitir treinamento da prática de técnicas de aplicação de injetáveis, para os mesmos poderem realizar de forma ética, segura e eficiente.
Público Alvo
Farmacêuticos; estudantes de graduação de cursos de Farmácia (mediante comprovante estudantil) e profissionais atuantes em farmácias (com ensino médio concluído) e mediante declaração de vínculo com a empresa (CNPJ).
Todos os participantes do curso devem ter a partir de 18 anos.
Parte Teórica
- Legislação pertinente a ANVISA e VISA do Estado de São Paulo;
- Legislação pertinente a CFF e CRF do Estado de São Paulo;
- Normas e Regras de Biossegurança;
- Teoria sobre: Vias de Aplicação de Medicamentos Injetáveis, Subcutânea e Intramuscular (Deltoide, Vasto Lateral, Dorso Glúteo e Ventro Glúteo.
- Principais intercorrências que podem ocorrer em decorrência da aplicação de medicamentos injetáveis.
Parte Prática
- Antissepsia das Mãos;
- Preparação de medicamentos injetáveis;
- Prática das técnicas, sem agulha, das vias: subcutânea (autoaplicação e aplicação normal) e Intramuscular (Deltoide, Vasto Lateral (autoaplicação e aplicação normal), Dorso Glúteo e Ventro Glúteo.
- Prática completa da técnica de aplicação intramuscular dorso glúteo, supervisionada. (Não haverá a administração de nenhum medicamento ou soro. A técnica é simulada para a perfusão de medicamentos).
- Descarte correto dos materiais utilizados.
Políticas
O curso compreende aula Teórica e Prática, sendo que existe a simulação sem agulha para treino, e, com agulha somente no dorso glúteo. Caso o aluno deseje, poderá realizar as demais técnicas com agulha, desde que, exista um “acordo” com parceiro que está efetuando a dupla.
Alerta de BIOSSEGURANÇA!
- O curso só é permitido para maiores de 18 anos.
- O aluno deve estar de calça comprida;
- Sapatos fechados (tênis ou bota, não pode ser sapatilha);
- Portar o jaleco;
- Unhas curtas;
- Cabelo preso. Evite também acessórios.
Não são usados bonecos, caixas ou frutas para treino de aplicação. Todos os procedimentos são realizados entre os alunos. São formadas duplas ou trios.
Caso o aluno não fizer a parte prática, não será liberado o certificado.
*Obrigatório uso de jaleco de manga longa.*
Materiais Inclusos
- Agulhas,
- ampolas,
- seringas de diversos modelos,
- soro,
- luvas cirúrgicas,
- descarte de perfuro-cortante,
- algodão,
- álcool,
- bandagem antisséptica e
- entre outros necessários.
Professor (a)
- 09:00 - Credenciamento e Café de boas vindas
- 09:30 - Início do Curso
- 12:00 - Brunch
- 13:30 - Parte Prática
- 16:00 - Prova
- 17:00 - (até 17h) Encerramento
- Auditório Sincofarma – São Paulo
- Rua Santa Isabel, 160 – 6º andar (Ed. Isabel) – Vila Buarque – São Paulo.
- Metrô: República (Saída Rua do Arouche)
- Estacionamento: Convênio com Centro Park: R. Santa Isabel, 186 - R$20/diária com carimbo Sincofarma.
- Parceria com Hotel San Raphael e San Michel. Veja em nossos Benefícios
Investimento:
- Associado Sincofarma: R$ 132,00
- Não Associado: R$ 473,00
- Meia Estudante: R$ 236,50
- PIX à vista ou cartão de crédito em até 3x sem juros.
Incluso no valor do curso:
Apostila, Materiais da parte prática, café de Boas-vindas e Brunch, Certificado Sincofarma e Facop.
Informações Importantes
Deverá ser comunicada com até 15 dias de antecedência do curso, será reembolsado *70%* do valor pago; não comunicada, não haverá direito ao reembolso.
Em caso de mudança de data, solicitada pelo aluno, será cobrado o valor acrescido de 30% do valor pago; independente da data comunicada;
Pedido de reembolso por falta ou desistência próximos ao curso, até 07 dias antes da data agendada, será reembolsado apenas 30% do valor pago.
Não poderá haver reembolso para faltas ou desistências comunicadas na semana do curso (entre o sexto dia que antecede ao curso até o dia da sua realização) devido aos compromissos de despesas e vagas comprometidas.